Artigos
Nota do IDEB reflete melhoria contínua da qualidade do ensino Municipal desde 2007.

Os países que atualmente apresentam desenvolvimento econômico satisfatório, possuem em comum o fato de ter organizado os sistemas educacionais objetivando a melhoria de qualidade. A Coreia do Sul, sempre é bom ressaltar, apresentava nos anos 70 indicadores de desenvolvimento bastante similares ao do Brasil. Todavia, a partir do alicerce na educação, desenvolveu condições propiciadoras para se tornar tecnologicamente bastante competitiva, como podemos comprovar com base na excelência das indústrias automobilística e de eletroeletrônicos, dentre outras.

A organização, como preceitua a boa literatura administrativa, precisa de meios efetivos de controle para avaliar a efetividade das ações e propor correções de rota. Nesta seara, o Brasil instituiu a partir de 2007, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), que é um indicador criado para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas.

O objetivo do indicador é de reunir dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. O índice é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar dos alunos obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb – para as unidades da federação e para o País, e a Prova Brasil – para os municípios.

O Ideb, pela facilidade de entendimento, tornou-se uma excelente ferramenta para orientar na escolha da melhor escola para matricular seus filhos e também para estimulá-los a cobrar, dos governantes e dos diretores das instituições, melhorias.

Cabe ressaltar, que o ensino público é bastante sensível à escala, dado que a qualidade de aprendizado é influenciado pelo aspecto de tempo dedicado, ou seja, sistemas de ensino com grande número de alunos são mais complexos para gerenciamento da qualidade.


O Município de Guarulhos, apesar de possuir a  segunda maior rede municipal do Estado, apresenta melhorias contínuas nos indicadores, avançando de forma acelerada na qualidade de ensino, inclusive antecipando a conquista de resultados. Cabe ressaltar que o Município apresenta um programa arrojado de construção de Centros Educacionais Unificados, os quais oferecem de forma efetiva acesso à cultura, artes e esporte num único ambiente, permitindo aumentar a qualidade de vida e aspectos culturais da população.

De suma importância é a evolução dos padrões de qualidade, permitindo observar que os resultados são frutos de políticas públicas consistentes e que irão refletir na qualidade de mão de obra oferecida na Cidade.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade