Artigos
Tecnologia nossa de cada dia

A inovação tecnológica tem avanços rápidos, e quando a sociedade se apropria dela tendemos a não valorizar adequadamente seus benefícios. Alguns exemplos:

A telefonia móvel proporcionou ganhos imensuráveis no convívio pessoal, e fica difícil imaginar a vida sem ela.

Prestadores de serviços melhoraram significativamente seus negócios pela possibilidade de comunicação e incremento das condições de negociação. Hoje, a vendedora de salgadinhos já pode recebe pedidos via celular pré pago.

Outra tecnologia fantástica que merece registro é a internet. O desenvolvimento desta plataforma conectou o mundo todo.

A velocidade com que a informação se apresenta possibilita otimizar e organizar a nossa vida. Nos serviços públicos, diminui a burocracia e a corrupção. As redes sociais que se organizaram a partir dela modificaram o padrão de relações entre as pessoas, seja pela facilidade de acesso, seja pelo padrão de convívio que se estabeleceu.

As pessoas conseguem apresentar suas opiniões e tornar-se mais próximas umas das outras, compartilhando momentos e registros.

Outra inovação é o desenvolvimento de drogas farmacêuticas, que proporcionam melhorias na vida das pessoas. Cabe citar os medicamentos que prolongam a vida sexual das pessoas. Esse aspecto desperta questões interessantes sobre a longetividade dos casamentos e, sobretudo, a troca de afetividade, aproximando a família.

O computador pessoal foi revolucionário, a tecnologia da informação aumentou gigantescamente a produtividade das pessoas.

Este aumento permitiu uma grande evolução do conhecimento humano, possibilitando acesso quase ilimitado à informação de qualidade.

A dinâmica da tecnologia da informação e a internet, com os sites de busca, praticamente, excluíram a ignorância total sobre assuntos específicos.

Também as melhorias nos meios de transportes são emblemáticas. O desenvolvimento tecnológico permitiu que as pessoas façam deslocamentos de forma rápida e segura, permitindo a abertura de horizontes e o acesso aos produtos e serviços do mundo todo.

Existe ainda um espaço significativo para aplicação de tecnologias no Poder público, com os conceitos de cidades inteligentes.

Esses conceitos possibilitam mapear e identificar perfis da população e, com base nesta informação, oferecer benefícios específicos.

Isso sem contar os benefícios na mobilidade urbana e na saúde com medicina preventiva.

No Brasil, no entanto, ainda existe uma lacuna de provimento de acesso a todas as pessoas, visto que ainda estamos no patamar de 49% das casas com acesso à internet.


Devanildo Damião é mestre e doutor em gestão tecnológica – USP; coordenador do Núcleo PGT-USP e Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE Guarulhos.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade