Artigos
Artigo: Farmácia e química fina na economia de Guarulhos - Por Dr. Devanildo Damião

No estudo da gestão da inovação, é fundamental diferenciar os conceitos de inovação empurrada e inovação puxada pelo mercado.

É preciso também qualificar a relação entre os dois conceitos e os tipos de estratégias a seguir.

Na inovação puxada pelo mercado, a principal estratégia envolve a leitura dos sinais emitidos pelo nicho de atuação, derivando daí estratégias de observação, pesquisa e entrevistas.

Nas inovações empurradas pelo mercado, o foco inicial está relacionado a tecnologia, ficando para um momento posterior a definição de estratégias para o mercado.

Esse preâmbulo serve para a discussão do último número da “Revista Análise Guarulhos”, nº 15, no qual é investigada a indústria farmacêutica no município.

Esta indústria tem elos bem definidos, que envolvem intensa aplicação de ciência, e são dominados por países avançados como Alemanha e Estados Unidos, nos quais moléculas são estudadas com a finalidade de se obter princípios ativos de medicamentos.

Esta etapa do processo envolve pesados investimentos e grupos de pesquisa. São estes grupos que desenvolvem os fármacos, ou seja, os princípios ativos dos medicamentos, que na sua grande maioria também são importados pelo Brasil.

O Brasil atua de forma mais significativa na fabricação de medicamentos, comercialização e logística de distribuição para o mercado interno. É este o perfil do segmento na nossa cidade.

Cabe lembrar que o segmento é altamente relevante para o Estado de São Paulo e para o País, sendo as disciplinas de marketing e logística uma vantagem estratégica muito importante.

No aprofundamento do perfil dos profissionais atuantes neste segmento na cidade, prevalecem as atividades voltadas à operação e, sobretudo, de mercado, correspondendo a mais de 50% da massa salarial do segmento, conforme tabela abaixo, com dados do Ministério do Trabalho.


Esta realidade, permite observar novas oportunidades que podem se trabalhadas e aproveitadas pela cidade, sobretudo, com a qualificação da base técnica e científica neste segmento.

O Parque Tecnológico de Guarulhos será beneficiado pelo intenso trabalho que está sendo realizado neste segmento para dotar a cidade de condições privilegiadas para liderar este setor de alta intensidade tecnológica.

DEVANILDO DAMIÃO é mestre e doutor em gestão tecnológica – USP; coordenador do Núcleo PGT-USP e Coordenador Especial Técnico Científico AGENDE.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade