Artigos
Carta do Presidente da AGENDE:


Aarão Ruben de Oliveira
Presidente da AGENDE Guarulhos


A adversidade traz bons frutos...trago comigo esta frase como um verdadeiro alarme para visões pessimistas e sobretudo, impulsionar as pessoas no caminho do desenvolvimento.

Peço licença para destacar que as maiores descobertas surgiram para solucionar situações adversas, o fogo contra o frio, a roda contra a imobilidade e as atuais redes sociais para evitar o isolamento e atenuar a saudade. O calor ajuda o comércio de sorvetes e o frio aumenta a vendas de cobertores.

Lembro das histórias da família Coelho no Sertão de Pernambuco, cujo patriarca acumulava o couro de bovinos para fazer vestimentas de couro, num primeiro momento parecia loucura, dado que não se tinha mercado no Brasil. Mas que a grande adversidade da segunda guerra mundial, com batalhas no frio, fez com o preço do couro aumentasse substancialmente, prosperando os negócios.

Na economia, não é diferente, e o cenário atual baseado em medidas restritivas não pode ser encarado como um fim, mas, como um meio vislumbrado pelas autoridades do nosso País para melhorar os indicadores econômicos e sobretudo, restabelecer a confiança no nosso mercado, o que irá atrair investimentos.

As medidas macroeconômicas precisam ser referências para os ajustes na escala da microeconomia, ou seja, na qual os negócios acontecem e a economia gira. A habilidade e condição de flexibilidade do empreendedor pode fazer a diferença neste momento. O perfeito planejamento permitirá a arrancada no momento da retomada, a ação no momento certo com  sintonia fina, fará a diferença.

É o momento ideal para a nossa cidade fazer a diferença. Somos a maior cidade não capital do País, temos uma indústria importante, serviços em pleno crescimento e um público consumidor que impulsiona o comércio.

A economia local pode ser estimulada pelo aumento de trocas entre os atores, o fornecedor local deve ser privilegiado, os serviços locais devem ser valorizados, a busca da interação e integração deve ser estimuldada e aproveitar esta vocação natural que a cidade tem para ser protagonista.

Temos a felicidade de manter um excelente diálogo com o Poder Público, quer seja o executivo, ou o Legislativo. O desafio é discutir e propor alternativas que sejam benéficas ao Município.

Formar pessoas capacitadas, incentivar novas empresas e promover a inovação são pautas que devem guiar as nossas ações para dotar a cidade de condições diferenciadas.

A união do setor produtivo, da academia e do Poder público local é essencial para fortalecer a economia.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade