A Industrial do Ano enfatizou a importância da união, trabalho e determinação dos industriais
Assessoria de Imprensa CIESP Guarulhos Fotos Pérsio Nunes
Com cerca de 280 convidados o CIESP Guarulhos realizou na noite de 04 de junho sua festa em comemoração ao Dia da Indústria. O evento aconteceu na sede da entidade e reuniu industriais, autoridades, representantes de entidades, amigos e jornalistas. A AGENDE esteve representada, entre outros, por Marchiori, Secretário Geral, e por Jorge Taiar, Vice Presidente, além de membros da equipe técnica como Paulo Gonçalves, Marcelo Chueiri e Regiane Balthazar.
Da esquerda para direita: Pestelli, Iannoni, Colin, Ghellery, Loredana, Taiar e Teodoro.
Como já é tradição, o evento premiou como Industrial do Ano, a empresária Rosmari Ghellery, que teve como concorrentes os empresários Loredana Glasser e Pascoal Iannoni. A solenidade foi conduzida pela atriz e apresentadora Adriana Lessa que anunciou a premiação do troféu De Olho na Indústria para a Flexform.
Abertura A solenidade foi aberta pelo Diretor Titular do CIESP Guarulhos, Mauricio Colin, que cumprimentou os presentes, agradeceu os patrocinadores e apoiadores do evento e apresentou todos os dezesseis empresários que obtiveram votos para a premiação de Industrial do Ano. Em seguida Colin falou da importância da indústria nacional. Disse que não acredita em pessimismo mas confessou ficar impressionado com a realidade da indústria nos dias de hoje, “impressionante, porque mesmo pensando nesta comemoração atrasada pela data, senti que era necessário brindar todo dia pela minha Indústria, pelas nossas indústrias, pois a cada dia que continuamos funcionando somos como sobreviventes neste atual cenário que as nossas empresas se encontram”. Por fim Colin disse que sendo otimista ainda acredita na indústria apesar de todas as dificuldades. “A indústria gera soberania, gera qualidade de vida e gera prosperidade a toda sociedade”, finalizou o Diretor Titular da casa.
Em seguida, Antônio Carlos Koch, ex-diretor do CIESP Guarulhos e atualmente Diretor Financeiro do CIESP, representando o presidente em exercício do sistema FIESP/CIESP, Rafael Cervone, destacou as muitas mulheres empresárias que o CIESP Guarulhos está reunindo, “logo teremos uma Diretora Titular na entidade”.
Empresas Amigas da Indústria As empresas que patrocinam os principais eventos do CIESP Guarulhos, dentre eles o Dia da Indústria, foram homenageadas com o troféu “Empresa Amiga da Indústria”. Foram 13 empresas homenageadas: AAT, Aché, Braspar, Daicast, Fesma, Fibrasil, Fix Implementos, Glasser, Golden Fest Buffet, Lepe, Maggion, Colégio e Faculdade Progresso e Soluções Usiminas. Seus representantes receberam a homenagem das mãos de Maurício Colin, Antonio Carlos Koch, do 2º vice-diretor do CIESP Guarulhos, Antonio Roberto Marchiori; do Diretor local do CIESP em Santa Isabel, Fabiano Falcone, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro e do Prefeito de Mairiporã, Márcio Pampuri. O evento ainda contou com o apoio da Unimed Guarulhos.
De Olho na Indústria Antes do anúncio do “Industrial do Ano”, o CIESP concedeu o prêmio “De Olho na Indústria”, esta honraria está em sua 12ª edição e foi criada pelo Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE), hoje coordenado pelo empresário João Pontes. Pontes explicou que esse prêmio se destina a indústria e não ao industrial e que o tema escolhido para este ano foi “Boas práticas para retenção de recursos humanos”. A escolha do mote se baseou na atual situação de dificuldade que o mercado se encontra para motivação e manutenção de seus talentos. “Selecionamos 15 empresas que fazem um excelente trabalho da nossa região, destas o NJE validou o trabalho e projeto de três empresas que mais se destacam neste tema: a Flexform, a Lepe e a Soluções Usiminas”, explicou João. A escolhida foi a Flexform, fabricante de cadeiras e poltronas corporativas. A empresa foi representada pelo seu CEO Pascoal Iannoni, pela gerente de RH Daniela Oliveira e sua equipe. Daniela explicou que a o RH da empresa vem passando por transformações e está mais próximo dos colaboradores e por isso criando políticas e programas de desenvolvimento que dão a oportunidade de crescimento pessoal e profissional, “tudo isso faz com que nosso ambiente de trabalho seja muito alegre”.
Industrial do Ano O “Industrial do Ano” só foi conhecido no momento do anúncio, e este ano a premiada foi a empresária Rosmari Ghellery, diretora da Fibrasil Carrocerias e terceira mulher a ganhar este prêmio. Este ano também concorreram ao prêmio a ganhadora do troféu em 2012, Loredana Piovesan Glasser e Pascoal Iannoni.
Ghellery, que já foi indicada no ano passado, recebeu a honraria das mãos de Daniele Pestelli, ex-diretor titular da casa e Industrial do Ano de 2013, de Maurício Colin, Antônio Koch, Luis Carlos Teodoro e Márcio Pampuri. Muito emocionada a ganhadora fez um discurso de agradecimento que sensibilizou todos os presentes.
Rosmari disse estar honrada com a premiação e agradeceu isso ao meio em que vive e a seus pares que a auxiliam em sua experiência industrial. “Ser industrial é uma vocação, mas vejo também como uma escolha. E eu fiz uma escolha que se renova todos os dias quando me deparo com uma dificuldade”, disse a ganhadora.
Ghellery enfatizou sua escolha pelo associativismo e por isso não precisa ser solitária, “vivemos um momento de incerteza e a única certeza é que precisamos produzir. Precisamos nos unir e eleger representantes que conheçam nossos problemas. Somos apenas reclamação, ainda não somos representatividade. Só conseguimos nos proteger quando olhamos para frente e prevemos o que virá”, destacou a empresária.
Da esquerda para direita: Helena Raso (APEG), Vera Belezzo (APEG), Luiz Fernando (ICEX), Rosmary Gallery (Fibrasil) e Marcelo Chueiri (AGENDE).
Rosmari disse que os empresários precisam ser ouvidos porque a indústria é o começo de tudo, “um segmento tão forte ficar pacificamente esperando uma nova canetada e legislação que não sabemos para onde nos levará, não é possível. Por isso precisamos nos unir”.
A premiada disse mais uma vez se sentir honrada, mas se sentiria mais feliz quando todos os empresários presentes conseguirem contribuir com o associativismo. “Minha geração não dependia de bolsas, dependia de trabalho. Por isso minha maior alegria será quando todos vocês fizerem germinar nossos belos ideais para vencermos essa crise e outras que virão. Mas tenho fé e tenho mais fé no nosso trabalho e determinação”, finalizou Rosmari Ghellery.
O 2º vice-presidente da Câmara Municipal de Guarulhos, Geraldo Celestino parabenizou Ghellery pela premiação e na sequência o vereador outorgou o título de Industrial do Ano oficialmente pela Câmara Municipal de Guarulhos, através do decreto legislativo nº 04/2007 que oficializa a honraria.
Mensagem do Prefeito Convidado para o Dia da Indústria o prefeito Sebastião Almeida não pode comparecer por estar em viagem oficial à Brasília, mas enviou uma mensagem gravada em vídeo parabenizando Maurício Colin por realizar um trabalho grande na cidade em defesa da indústria local. Almeida também parabenizou toda a indústria de Guarulhos que colabora com a geração de emprego e com a melhoria da economia local. E por fim o prefeito elogiou os concorrentes da noite e parabenizou Rosmari Ghellery pela premiação.