AGENDE participa da inauguração do Parque Tecnológico do Estado de São Paulo em Jaguaré
No dia 2 de Julho de 2014, foi inaugurado o Parque Tecnológico do Estado de São Paulo, localizado no Jaguaré. O Núcleo está instalado num prédio com 88 mil m² e as reformas finais acabarão no mês de setembro. O equipamento já está com todo licenciamento e autorização, o próximo passo é fazer a seleção das empresas.
O Parque Tecnológico está instalado junto ao maior polo de Ciência, Tecnologia e Inovação da América Latina (USP, IPT, Ipen e Instituto Butantã). O complexo é voltado aos setores de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), Saúde, Nanotecnologia, Novos Fármacos e Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em acessibilidade, usabilidade e comunicabilidade para pessoas com deficiências e outros.
O Governador Geraldo Alckmin também assinou a autorização para que o Parque seja administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo por meio de sua Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Com isso, será criado um Conselho Estratégico para gestão do Parque, que deverá ser formado pela Secretaria de Desenvolvimento, pela USP e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Alckmin falou da importância dos projetos de Parque Tecnológico, ressaltando as iniciativas de São José dos Campos, Piracicaba, São Carlos, Sorocaba, Campinas e Ribeirão Preto e que o Estado prioriza a Ciência, Tecnologia e Inovação com investimentos superiores a países como Argentina, Itália, Portugal, Rússia, entre outros.
O Governador também assinou um protocolo de intenções com o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), que prevê a instalação de uma aceleradora de empresas.
"Também virá para cá a Subsecretaria de Ciência e Tecnologia e incubadoras e aceleradoras. Com certeza muitas empresas terão interesse em vir para o Parque Tecnológico Jaguaré, porque aqui é o ambiente de inovação e pesquisa", concluiu Alckmin.
O Coordenador dos Núcleos Acadêmico e do Parque Tecnológico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, participou dos estudos de ciência e tecnologia para o credenciamento do Parque Tecnológico Jaguaré, estudo que teve como Coordenador responsável Dr. Guilherme Ary Plonski do Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP.
“O Parque Tecnológico Jaguaré possui especificidades ímpares, pois a sua âncora é a Universidade de São Paulo, que está entre as 100 maiores Universidades do Mundo em uma população de 18.000 universidades. Logicamente, os elementos relacionados à cooperação serão discutidos em etapas posteriores, pois o modelo deste Parque Tecnológico se espalha pela cidade de São Paulo, sendo um modelo de Quarta Geração”, disse Dr. Devanildo Damião.
Sergio Costa, Devanildo Damião e Luciane Meneguim
O Diretor da Investe São Paulo, Sérgio Costa e a Diretora da Agência USP de Inovação, Luciane Meneguim, que também estiveram presentes no evento, destacaram a importância desse empreendimento para atrair empresas e servir como uma plataforma de inovação.