Notícias
Comitiva da AGENDE faz visita técnica ao Parque Tecnológico de Sorocaba


No dia 17 de julho, uma comitiva da AGENDE composta por Adriana Oliveira, Gabriele Queiroz, Luciano Grosso e liderada pelo Coordenador e Pesquisador, Dr. Devanildo Damião, fizeram uma visita técnica ao Parque Tecnológico de Sorocaba – Alexandre Beldi Netto.
Gabriele Queiroz, Mario Tanigawa, Devanildo Damião e Marcelo Ferreira

A comitiva foi recepcionada por Mario Tanigawa, diretor de operações técnicas,  Marcelo Ferreira, coordenador de operações técnicas e de sua assistente, Thami Moura, todos da Empresa Municipal Parque Tecnológico de Sorocaba (EMPTS).

A governança do Parque envolve a EMPTS  e a  INOVA Sorocaba (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Sorocaba). A EMPTS é a empresa pública gestora do Parque, responsável pela gestão estratégica e imobiliária. Já a INOVA Sorocaba é uma Associação civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, ela é  responsável pela gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação, além do programa Incubadora de Empresas de base tecnológica.

Os anfitriões apresentaram a estrutura do Parque, as empresas e universidades instaladas e deram explicações de seu funcionamento.

O Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) foi fundado em 4 de junho de 2012. Seu objetivo é disseminar a cultura da inovação e empreendedorismo para o desenvolvimento sustentável no Município de Sorocaba e região por meio do conceito Triple Helix que promove a articulação entre o poder público, instituições de ensino superior e o setor empresarial, acelerando a transformação do conhecimento em riqueza.

O PTS é um ambiente criado para atrair e acomodar empresas intensivas em tecnologia, instituições de ensino e pesquisa, assim como empresas de consultoria ou organizações, públicas e/ou privadas, que possam oferecer serviços de apoio técnico e de mercado, gerando melhorias na qualidade de vida da população.

As instalações estão em uma área de 1,8 milhão de m², estrategicamente organizada em espaços para criação de empresas inovadoras (incubadora), desenvolvimento de atividades de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação), projetos com as instituições de ensino superior e área estratégica para futuros projetos.

O Núcleo do Parque possui, atualmente, 12.000 m² e terá 18.000 m² na segunda fase. O Núcleo abriga a estrutura de gestão e administração do Parque, a incubadora tecnológica, laboratórios de universidades e empresas, o Centro de Convenções (2 auditórios de 100 lugares, 1 auditório de 500 lugares e hall para exposições) e a Área de Convivência com espaço para restaurante.

Atualmente o PTS conta com oito empresas operando, sendo elas: Bardella, BioSpace, CCDM, C.E.S.A.R, I.Q.A., FIT, Mentore, Metso e TECSIS. Ainda estão em fase de instalação: DORI, Scania e GreenWorks.

Além das residentes, estão em operação empresas incubadas, sendo elas: Contim, DSEED Engenharia, Ferrari Laser, Focus, HBL, MagWind, Mobil, Seip 3 e Rabisquedo, WindTech.

Entre as Universidades, estão em operação os laboratórios da FACENS, FATEC, UFSCAR, UNESP, UNISO E PUC. A Poli-USP está em fase de instalação.

Ao todo, cerca de 100 profissionais trabalham diretamente no PTS, seja nas empresas, universidades ou mesmo na administração do local.

O Dr. Devanildo Damião, que participou de todo o processo de conceituação e estruturação do Parque Tecnológico Sorocaba, ficou bastante entusiasmado com a evolução dos trabalhos realizados e ponderou que os avanços estão sendo rápidos. “O modelo aplicado de governança e gestão do PTS é bem adequado e pode ser replicado em outras iniciativas” finalizou.


Devanildo Damião, Luciano Grosso e Gabriele Queiroz

O Parque Tecnológico de Sorocaba está localizado à Av. Itavuvu, 11.777, Zona Norte. Informações (15) 3316-2323




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade