Não existe descolamento entre as inovações e o perfil econômico do período e da localidade observadaAliás, ressalte-se que, devido à dependência de aceitação do mercado, a inovação é obediente aos seus direcionamentos.
Historicamente, o período de domínio da agricultura como principal atividade econômica foi bastante extenso, e as inovações que surgiram decorriam da necessidade de melhorar a produtividade do homem no campo.
Os principais ativos eram o capital, a terra e o trabalho. Com a industrialização, as atividades de transformação se estabeleceram e a profusão de novidades aumentou, focadas na relação entre capital e trabalho.
A mecanização induziu a criação de componentes complexos com controles automáticos, para atender demandas crescentes decorrentes do aumento populacional. O transporte alavancou o desenvolvimento de cadeias baseadas em geração e transmissão de forças, formando verdadeiras plataformas para produtos inovadores.
Com o surgimento da microeletrônica, o cenário se alterou, incorporando a possibilidade de armazenar e processar informações em quantidades crescentes. O domínio desta ferrramenta possibilitou ampliar o impacto de aplicações, e ocorreu substituição de empresas e negócios.
Por exemplo, pense na indústria de discos de vinil, gravadores e CDs, em relação à transmissão virtuais de músicas e filmes. A velha locadora de filmes sucumbiu ao novo mercado. Para assistir algo, não precisamos de uma mídia física; basta um acesso para receber as informações.
Outro exemplo está relacionado ao mercado fotográfico. Existia uma cadeia bem definida de venda de equipamentos, filmes fotográficos e serviços de revelação (processo químico). Com a revolução digital, essa cadeia foi destruída, e até as máquinas fotográficas estão sendo substituídas pelas câmeras dos celulares.
Outros segmentos, estão em processos que afetam categorias tradicionais. Por exemplo, os taxistas. Existe nos EUA um debate sobre a legalidade de aplicativos que permitem articular pessoas para facilitar o compartilhamento de veículos particulares. As empresas do Vale do Sílicio – Uber e Lyft – foram comunicadas da ilegalidade, pois o modelo de negócios utilizado com base no conhecimento dos trajetos das pessoas envolve transportar de forma particular (motoristas contratados) grupos de indivíduos, violando normatizações existentes.
O desenvolvimento dos carros autônomos também deve gerar discussões acaloradas no futuro e afetar os motoristas, assim como a pílula de emagrecimento e de crescimento de cabelos deve afetar os centros de emagrecimentos e os fabricantes de perucas. Ou a vacina dental poderá afetar os profissionais de odontologia.
Devanildo Damião é mestre e doutor em gestão tecnológica – USP; coordenador do Núcleo PGT-USP e Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE.