Notícias
AGENDE comemora 16 anos de atuação pelo Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos

A AGENDE Guarulhos comemorou no dia 21 de maio 16 anos de fundação em sua Sede, período em que buscou contribuir para o desenvolvimento socioeconômico sustentável da Cidade. O evento contou com a participação especial do Dr. Guilherme Ary Plonski (Coordenador do Núcleo de Políticas e Gestão Tecnológica da Universidade de São Paulo), que palestrou sobre o tema Inovação e Parque Tecnológico.


Devanildo Damião, Aarão Ruben, Daniele Pestelli e Celso Masson sendo entrevistados pelo jornalista Martinho Risso

Para contribuir com o Desenvolvimento e a Inovação de Guarulhos, a AGENDE tem atuado em três eixos: a) Capacitação e formação, através do programa CPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica); b) Desenvolvimento Econômico por meio da articulação com as empresas e pesquisa qualificada. As pesquisas são realizadas pelo Núcleo de Pesquisa da Entidade que é responsável por atender a essa demanda, divulgando produtos como as Revistas Panorama e Análise Guarulhos, os Boletins Informativos do Emprego e Renda, Movimentação Aeroportuária e Repasses Tributários, entre outros; c) Inovação Tecnológica para fortalecer a economia do Município, para isso conta com o programa de empreendedorismo Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos.


Da esquerda para direita: Josinaldo Barros (Cabeça), Roberto Marchiori, Jorge Taiar, Celso Masson, Daniele Pestelli, Ary Plonski e Aarão Ruben


O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, agradeceu a todos os presentes no evento, explicou como funciona a AGENDE e como ela opera em seus programas de contribuição ao desenvolvimento da Cidade. Afirmou se orgulhar muito do CPT que desenvolve papel social importante em conjunto com a Secretaria do Trabalho e da Educação da Prefeitura de Guarulhos para o desenvolvimento dos jovens e das pessoas que buscam capacitação.
Também se disse feliz com os trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Pesquisa e suas publicações, que através de pesquisas e informações ajudam a tomada de decisão dos empresários, Poder Público e sociedade civil organizada de Guarulhos. Encerrando, enalteceu a importância da Incubadora para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador na Cidade e fez questão de homenagear o Professor José Roberto Machado (Gestor) que acompanha as atividades dos empreendedores na Incubadora.



“Essa semana eu conversei com Arambul (primeiro presidente da AGENDE) e ele tem muito orgulho por ver que a AGENDE se transformou naquilo que ele queria. O trabalho dos presidentes que o sucederam são enaltecidos pela realização do que a gente queria há 16 anos. Agora cabe a nós visualizarmos 30 anos pra frente e é nisso que estamos trabalhando”, disse Aarão Ruben.


O Dr. Guilherme Ary Plonski em sua palestra abordou a importância dos Parques Tecnológicos, da Incubadoras de Empresa e dos Centros de Inovação para o desenvolvimento de uma região, por meio da inovação e da geração de novas tecnologias. Para ele, as indústrias são as responsáveis em fazer com que a inovação seja transformada em crescimento do PIB, ou seja, são elas responsáveis pelo desenvolvimento econômico, enquanto a academia dá o apoio para a pesquisa do processo de inovação.

No Estado existe o Sistema Paulista de Ambientes de Inovação (SPAI), do qual o Dr. Plonski faz parte, que contribui para o desenvolvimento de Incubadoras, Parques Tecnológicos, Centros de Inovação e atividades de pesquisa.


Teceu elogios a Guarulhos por já possuir uma Incubadora Tecnológica e estar avançando esse conceito para um Parque Tecnológico, uma vez que a Cidade é umas das mais desenvolvidas do País e de ter um papel importante na contribuição do PIB. “Agente torce para que essa iniciativa de Guarulhos chegue num ponto adequado e num determinado momento decole” referindo-se ao aeroporto de Cumbica metaforicamente.


Ao término da palestra de Ary Plonski, Aarão Ruben o presenteou e agradeceu-o por ter atendido ao pedido de comparecer a Guarulhos para contribuir com seu conhecimento com as lideranças da Cidade para pensar em como desenvolvê-la ainda mais.


Plonski foi professor do Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, no Instituto de Pesquisas Energéticas Nucleares (IPEN) localizado na USP e trabalharam juntos em diversos projetos de inovação, entre eles o do Parque Tecnológico de Sorocaba. A relação de professor/aluno passou para companheiros de pesquisa em prol do fortalecimento da ciência e da criação de políticas públicas em prol da inovação.

"A Agende evoluiu muito nos últimos quatro anos, tendo a inovação tecnológica como um dos eixos principais. Trazer o Dr. Guilherme Ary Plonski para a Cidade faz parte deste processo de evolução que se iniciou em 2008 com o projeto da Fapesp e que avançamos muito. O Dr. Plonski é uma referência internacional e o seu apoio qualifica as ações que desenvolvemos para a Guarulhos", disse Dr. Devanildo.


A mesa de honra da AGENDE foi composta por seu Vice-presidente, Jorge Alberto Taiar, seu Secretário Geral, Antonio Roberto Marchiori, seus Diretores Josinaldo José de Barros (Cabeça) e Mauricio Colin; seus ex-presidentes e atuais Conselheiros, Celso Masson e Daniele Pestelli; além de Aarão Ruben e do Dr. Guilherme Ary Plonski.


Celso Masson lembrou a história da AGENDE e relatou como se tornou diretor da Entidade e homenageou a todos os ex-presidentes que passaram por ela. Daniele Pestelli salientou a importância que a AGENDE tem para a Cidade e de como se iniciou a pauta do Parque Tecnológico para Guarulhos e informou que as autoridades e demais atores da sociedade de Guarulhos (empresários, representantes de classe e da sociedade civil organizada) estão dialogando sobre o Parque e seu entorno, mesmo antes do equipamento existir, para que não seja depreciado ao longo dos anos.


Jorge Alberto Taiar disse que o Parque Tecnológico é uma grande conquista para Guarulhos e que a AGENDE está de parabéns por ter iniciado essa pauta na Cidade.


Mauricio Colin parabenizou o 16º Aniversário da AGENDE e aproveitou para destacar a atual conjuntura da indústria no Brasil que tem demitido muitos trabalhadores e precisa ser fortalecida com a ajuda do Governo para sair da crise e ajudar a recuperar a economia. Colin informou que “o Ciesp-Guarulhos (do qual é o Diretor Geral) está com as portas abertas para quem precisa de esclarecimento sobre desoneração fiscal e terceirização da mão de obra”. 


Também estiveram presentes representantes da Prefeitura de Guarulhos, entre eles o Secretário do Trabalho Lameh Smeili; os Diretores, Conselheiros e Associados da AGENDE; representantes da academia entre elas a Fig-Unimesp, IFSP – Guarulhos, ENIAC, Faculdade Progresso; representantes de entidades, associações e sindicatos como o Sebrae-SP E. R. Guarulhos, ACE-Guarulhos, Ciesp-Guarulhos, OAB-Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, ASEC;  além da imprensa e demais personalidades ligadas às atividades da AGENDE.
 
 

Ao término do evento todos foram convidados pelo Presidente da AGENDE para participar do coquetel em comemoração ao 16º Aniversário da AGENDE.



Sobre a AGENDE:


A AGENDE foi fundada em 18 de maio de 1999, pela articulação entre o Poder Público, Empresas e Entidades da Sociedade Civil do Município com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de Guarulhos, através de uma organização não governamental que buscasse construir estudos, planos e projetos consensuais voltados ao desenvolvimento local, integrado e sustentável da segunda maior Cidade do Estado de São Paulo.


Sua missão é promover o desenvolvimento sustentável de Guarulhos e Região através da cooperação entre Entidades Públicas, Privadas e Sociedade Civil.


Para a AGENDE é fundamental enfrentar os desafios sociais e econômicos da Cidade com o apoio e articulação do poder público, das entidades acadêmicas e do tecido empresarial, para promover esforços em sinergia, em prol do conhecimento, da inovação tecnológica e do desenvolvimento científico.


Histórico resumido das principais ações e projetos da AGENDE:


-> 18 de maio de 1999: fundação da AGENDE;


-> Maio a outubro de 1999: articula a elaboração e apoio à aprovação do conjunto de leis denominado SIM Guarulhos, vigente até hoje, que estimula a vinda de novas empresas e incentiva as empresas locais a permanecerem em Guarulhos;


-> Outubro de 2000: promove a assinatura de convênio com o MEC em que a AGENDE assumiu a gestão da Escola Técnica Federal de Guarulhos até 2005, período em que – com recursos de mais de R$ 2,5 milhões do programa PROEP financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) – equipou completamente a escola, incluindo diversos laboratórios;


-> Setembro de 2001: inauguração formal do braço educacional da AGENDE, o CPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica de Guarulhos), que atendeu mais de 11.000 alunos da cidade no Campus da Escola Técnica da Vila Rio, entre cursos técnicos do 2º grau, cursos financiados pelo FAT e cursos de capacitação de curta duração, até o ano de 2005, quando a AGENDE devolveu a posse do Campus à Escola Técnica Federal de São Paulo (hoje IFSP); a partir de então o CPT continuou com a gestão de diversos cursos de capacitação para o trabalho na nova sede da Av. Tiradentes e em outros locais;


-> Dezembro de 2002: a AGENDE é qualificada como OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público);


-> 2003/2004: participa ativamente da discussão do Plano Diretor do município, contribuindo com novos conceitos sobre o desenvolvimento local, como o Entorno do Aeroporto;


-> 2003 a 2006: participa ativamente de diversas audiências públicas levantando as bandeiras de defesa de vinda do Rodoanel, da necessidade urgente da expansão do Aeroporto e da criação de um sistema viário de interligação entre esses equipamentos logísticos e a cidade;


-> Outubro de 2005: a AGENDE inaugura o seu programa de empreendedorismo e desenvolvimento local – a Incubadora Tecnológica – em um convênio firmado com o SEBRAE/Guarulhos e com o apoio do CIESP/Guarulhos, ACE/Guarulhos, ASEC e Prefeitura de Guarulhos. O programa incentiva projetos de negócios viáveis que alavanquem empresas de base tecnologicamente moderna, atraindo conhecimento e inovação ao processo de desenvolvimento econômico de Guarulhos e Região;


-> 2006: associa-se à ANPROTEC e passa a participar de todos o Seminários e Congressos anuais da principal entidade nacional voltada ao desenvolvimento tecnológico;


-> Maio de 2007: inaugura o Banco de Dados de Indicadores Socioeconômicos de Guarulhos (BDISEG) com a proposta de apresentar informações qualificadas para servir de referência para a tomada de decisões do poder público, investidores e sociedade;


-> 2008: articula o apoio no município à pesquisa da FAPESP/PGT USP que propõe a criação do Parque Tecnológico Guarulhos;


-> Maio de 2009: a Incubadora Tecnológica se instala em nova sede em Cumbica, em prédio alugado pela Prefeitura e reformado pela AGENDE; instalação do NÚCLEO DO PARQUE TECNOLÓGICO na mesma sede da Incubadora Tecnológica;


-> Abril de 2010: a AGENDE lança a revista ANÁLISE GUARULHOS desenvolvida pela Equipe Técnica da AGENDE, composta por especialistas nas áreas de Ambientes de Inovação Tecnológica e Desenvolvimento Local, com o objetivo de proporcionar à comunidade da cidade de Guarulhos instrumentos de análise de informações qualificadas e contextualizadas sobre o Município;


-> Março de 2011: a AGENDE incorpora ao seu estatuto e razão social o termo INOVAÇÃO, passando a se chamar Agência de Desenvolvimento e INOVAÇÃO de Guarulhos;


-> 2011: elaboração de sugestão de minuta de Lei Municipal de Inovação;


-> 2009 a 2013: a AGENDE apoia e divulga as Pesquisas e Estudos Técnicos que apontam a necessidade do Parque Tecnológico Guarulhos, levanta sugestões para sua modelagem e propõe à DERSA e PMG o acordo de permuta entre dívidas tributárias e terreno e articula diversas ações que contribuem para viabilizar a área para o Parque no final de 2013;


-> 2012: a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos é credenciada no Sistema Paulista de Incubadoras e ganha caráter internacional através da ANPROTEC;


-> 2011 a 2014: organiza e participa de diversas Missões Internacionais, em conjunto com a prefeitura e outras Entidades, visando trazer ao município experiências internacionais de sucesso em Ambientes de Inovação Científica e Tecnológica;


-> 2012 e 2013: A AGENDE é contratada pela Prefeitura de São Paulo para a criação de 5 Núcleos de Desenvolvimento, similares à AGENDE, nas áreas das Subprefeituras de Itaim Paulista, Itaquera, São Mateus, Pirituba e Capela do Socorro;


-> 2012 e 2013: tem aprovados Projetos de pesquisa apoiados pelo CNPQ;


-> 2011 a 2013: firmados diversos Acordos de Cooperação Técnica com Instituições de Ensino e Parques Tecnológicos nacionais e internacionais, com destaque para o Tagus Park, o Parque Tecnológico de Andalucia, Biocant e Parque de Pando;


-> 2014: Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos é credenciada no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.


-> 2014: Aarão Ruben de Oliveira é reeleito Presidente da AGENDE.


-> 2014: O Estado de São Paulo divulga no Diário Oficial a cessão da área da Dersa localizada na região de Cumbica para a Prefeitura de Guarulhos. A Prefeitura de Guarulhos declara a área como utilidade Pública para construção do Parque Tecnológico.


-> 2015: Projeto de Lei de criação do Parque Tecnológico Guarulhos é encaminhado pela Prefeitura à Câmara para aprovação.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade