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Núcleo de Pesquisa da AGENDE certifica pesquisa do Sindicato das Empresas de Transporte, SETCESP

O Núcleo de Pesquisa da AGENDE foi selecionado pelo SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região) para aferir permanência das empresas de mudanças em áreas com restrição temporal na circulação (ZMRC).

Para validar a pesquisa, o corpo técnico do Núcleo de Pesquisa da AGENDE contou com a participação de Devanido Damião, Doutor em Gestão da Inovação pela USP, Valdir Lira com curso de matemática pelo Instituto Federal de São Paulo e Priscila Aguiar, economista formada na São Judas Tadeu.


O SETCESP possui um universo de 20 empresas e durante a pesquisa utilizou uma amostra com 6 empresas, ou seja, 30 % do total, o que é suficiente para os padrões de estatística. A amostra torna-se mais significativa quando considerada a carga transportada, baseada em volumes, sendo que as empresas selecionadas são de grande porte e responsáveis por 76% do volume transportado na zona de incidência e discussão do projeto.

No caso relatado havia 3.163 serviços de mudanças, destes, 699 foram efetuados com autorização e 2.464 foram feitos sem a autorização provisória da Prefeitura de São Paulo. Os 699 serviços autorizados fizeram 1.398 viagens, já os sem autorização efetuaram 7.398 viagens. Isso mostra que os serviços autorizados possuem um ganho de eficiência ao se deslocar nas zonas de máxima restrição de circulação de São Paulo

As variáveis analisadas foram:
a)    Volume: metragem cúbica de mudanças levadas no caminhão;
b)    Metragem: comprimento do caminhão;
c)    Distância: extensão percorrida.
d)    Horas: tempo despendido nas viagens

O Núcleo de Pesquisa da AGENDE avaliou todos os questionários, resultados e conclusões emitidos pelo Sindicato, fazendo uma validação empírica, avaliando a relevância das variáveis utilizadas de forma qualitativa. Foi feita a relação entre os resultados da pesquisa e as questões que o método se propôs a responder.

A partir dos resultados, foi verificado que o instrumento apresenta clareza e compreensão, não havendo redundância nos itens, validando assim o documento da pesquisa do SETCESP.

Também é recomendável ao SETCESP buscar junto à Prefeitura de São Paulo a possibilidade de tornar as autorizações de caráter provisório em permanente e/ou ampliar o número de autorizações, pois a melhoria de produtividade demonstrada na análise comparativa impacta na diminuição de circulação dos veículos, possibilitando vantagens, dado que os veículos não circularão em dias adicionais.

Saiba mais:
Revista Análise Guarulhos: Logística & Transporte.




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