Notícias
AGENDE visita e participa de Workshop no TECHNOPARK em Campinas.

A AGENDE Guarulhos, representada por Aarão Ruben de Oliveira (Presidente), Antonio Roberto Marchiori (Secretário Geral), Laudirley Dourado (Conselheiro) e pelo Dr. Devanildo Damião (Coordenador Especial Técnico Científico), participou do Workshop promovido pelo instituto francês VEDECOM, o qual desenvolve projetos de veículos elétricos, autônomos e conectados.

O evento foi realizado na manhã de 18 de agosto, no TECHNOPARK, em Campinas e também contou com a presença de importantes lideranças de Guarulhos como: Martinho Risso (Jornalista e Historiador), Loredana Glasser (Presidente da ASEC), José Alberto Miranda Cravo Roxo (Empresário), Luis Moraes (Industrial), além do Consul Geral da França, Damien Loras, representantes da Prefeitura de Campinas e pesquisadores da Unicamp.

O TECHNOPARK foi recentemente credenciado no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos, sendo conduzido de forma bastante competente pelo professor Luís Guazzeli. No evento, com a temática sobre a mobilidade e suas diversas nuances, foi apresentado o instituto VEDECOM que foi criado pelo governo Francês. Sua sigla em português significa Veículo Livre de Carbono, Comunicando-se e sua Mobilidade.

O objetivo do VEDECOM é tornar-se um instituto de pesquisa de referência mundial em veículos elétricos, autônomos e conectados no ecossistema móvel, construído em infraestruturas e serviços voltados para novos usos de mobilidade compartilhada e de energia. O instituto já tem parcerias com as principais indústrias automobilísticas da França, como a Citroen, a Renault e a Pegeout.

O Instituto fez uma exposição no TECHNOPARK para apresentar o projeto e a intenção de desenvolver parcerias, envolvendo a academia, o poder público e do setor industrial. O VEDECOM aposta que já tem experiência com o sucesso obtido na França, a qual passava por um processo de desindustrialização. As simulações apresentadas possibilitaram avistar os próximos desafios tecnológicos relacionados à mobilidade.

O intuito é desenvolver parceiros interessados em colaborar com a proposta e também de participar das atividades de Pesquisa e Desenvolvimento, pois as preocupações francesas em respeito ao trânsito, são próximas às do Brasil. Em seu projeto, busca-se desenvolver um motor leve, compacto e de grande potência através da energia livre de carbono. No caso citado foi a energia elétrica; que seja  autônomo, ou seja sem a necessidade da intervenção do homem na direção e conectado às redes móveis.
Imagem ilustrativa do site do VEDECOM

Cabe ressaltar, que o VEDECOM já possui mais de 40 membros de diferentes setores da indústria e serviços, de instituições de ensino superior e das comunidades locais. Todos eles aceitaram colaborar em temas de investigação pré-competitivas e pré-normativas. Tal pesquisa implica um esforço multidisciplinar associando os físicos e químicos, engenheiros elétricos, eletrônicos e mecânicos, cientistas da computação, para estudar as novas tecnologias. Mas também envolvem sociólogos, psicólogos, economistas e advogados para estudar os novos usos, e os impactos e aceitabilidade de novas tecnologias, a fim de promover quadros ergonômicas e regulamentares adequados.

Para o Dr. Devanildo Damião a participação da AGENDE e das principais lideranças de Guarulhos nesse evento realizado no TECHNOPARK é importante para conhecer o que há de mais novo em tecnologias que estão sendo desenvolvidas no mundo, além de provar a necessidade de se fazer alianças estratégicas em prol da inovação.

“Tive a oportunidade de colaborar e avaliar este projeto para a SDECTI (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo) e realmente fico bastante feliz com o processo de articulação que se desenvolve aqui. A ideia francesa dos polos de competitividade, os quais conciliam políticas públicas setoriais e geográficas estão se estendendo ao solo brasileiro. Espero que esta experiência possa alavancar os setores mais reativos da sociedade guarulhense, pois a experiência francesa comprova que somente com a colaboração teremos resultados tangíveis.”, disse o Dr. Devanildo.

O Presidente da AGENDE analisou o quão é importante ter parceiros dentro e fora do País, pois o TECHNOPARK tem desenvolvido suas tecnologias com apoio de cientistas e empresários do mundo todo para investir no projeto e desenvolver pesquisas.

“Formar boas parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias é muito importante. O Parque Tecnológico Guarulhos poderá contar com toda a parceria internacional que a AGENDE já desenvolveu, por meio do nosso programa AGENDE Sem Fronteiras. Temos Acordos de Cooperação com Parques Tecnológicos e Agências de Desenvolvimento na Europa, Estados Unidos e Uruguai, além dos que já temos no Brasil”, declarou Aarão Ruben.

A visita ao Parque Tecnológico de Campinas, TECHNOPARK, possibilitou dimensionar os desafios que serão enfrentados pelo projeto de Guarulhos. O Industrial do ano, Laudirley Dourado, destacou: "Observamos que é preciso oferecer infraestrutura diferenciada para comportar empresas de alta tecnologia e, também, a equipe técnica deve ser valorizada. Fico muito feliz de sentir a valorização e gratidão que eles têm na figura dos pesquisadores, efetivamente, sentimos que precisamos andar rapidamente para atingir o nível desse projeto".




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade