Notícias
AGENDE promove palestra sobre Desindustrialização e Re-industrialização em prol do futuro do País

A AGENDE Guarulhos promoveu em seu auditório, dia 10 de setembro, uma palestra sobre Desindustrialização e Re-industrialização com o objetivo de pensar e discutir o futuro do Brasil. O tema foi exposto por Jorge Hori e contou com a participação de importantes lideranças de Guarulhos envolvendo os associados e diretores da AGENDE, representantes do poder público, de entidades de classe, da academia e da imprensa que tiveram a oportunidade de fazer perguntas sobre o tema.

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, iniciou o evento agradecendo a presença de todos e falou da importância desse tipo de evento que a AGENDE promove para o diálogo entre as principais lideranças e formadores de opinião de Guarulhos para o desenvolvimento de projetos e propostas de desenvolvimento socioeconômico de Guarulhos.


Durante a palestra, Hori explanou os porquês das indústrias do País estarem enfrentando a desindustrialização e fez provocações junto aos presentes para pensar em caminhos possíveis para a Re-industrialização.


Para Hori, as indústrias multinacionais como as de automóveis não importam nem exportam, elas repassam uma produto de um país para o outro para montarem seus carros a um custo baixo e maximizando seus lucros. Isto é conhecido como estratégia baseada na cadeia de suprimentos global, onde as próprias multinacionais gerenciam-nas.

Jorge Hori vê a estratégia de cadeia de suprimento global favorável à cidade de Guarulhos, pois os produtos/carga são transportados principalmente por aviões, especificamente no porão de um avião de transporte de passageiros. Assim, como a Cidade tem o maior aeroporto de movimentação de passageiros da América do Sul e está entre os 30 maiores do mundo, o modal aéreo pode favorecer em muito as indústrias e a Cidade.


Também em sua análise salienta que é importante derrubar a barreiras de proteção do mercado nacional. Isso permite que o valor adicionado do setor de Serviços continue crescendo, pois o comércio importa muito, principalmente da China, maior produtor mundial. “O comerciante que consegue comprar produtos que concorrem mundialmente, pode aferir um bom lucro, contribuindo assim para o valor adicionado do setor de Serviço, ante ao PIB brasileiro”.

Os industriais presentes: Mauricio Colin, Laudirley Dourado, Loredana Glasser e Rosmari Ghellery indagaram o palestrante sobre as formas possíveis de tornar a indústria local mais competitiva. Colin disse que estava com um grande projeto que envolvia produzir um bem em sua empresa para uma montadora de automóveis. Esse produto seria fabricado aqui para suprir a cadeia de suprimentos em escala mundial do Jeep Renegade.

“Eu iria receber toda a matéria-prima da montadora, mas, mesmo assim, o governo iria taxar com impostos uma matéria não comprada. Eu teria de calcular os impostos da matéria recebida para que no fim da produção fossem adicionados os impostos para a venda do produto final. Infelizmente, perdemos o contrato, porque se tornou inviável para a montadora”, disse Colin.

Mesmo com as dificuldades, é consenso entre os empresários de Guarulhos a vontade de ser competitivo em escala mundial e, como exemplo, o empresário Laudirley Dourado está fechando um acordo comercial com os chineses.

O palestrante Jorge Hori compreende as dificuldades que os empresários passam por haver excesso de impostos e proteções de mercado no País. “Costumo dizer que se o Governo não pode ajudar, ele ao menos tem de deixar a gente trabalhar sem nos atrapalhar, isso já é uma grande ajuda”, disse Hori
.

A palestra foi sugerida pelo industriário José Alberto Miranda Cravo Roxo, uma vez que já tinha assistido em São Paulo a uma palestra de Jorge Hori e achou importante o trazê-lo para Guarulhos.


Para o Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, este tipo de evento é importante para estimular o debate entre as principais lideranças da Cidade e os representantes políticos legalmente instituídos para oferecer sugestões e estratégias para desenvolver os projetos prioritários no âmbito do desenvolvimento econômico sustentável e das ações inovadoras em Guarulhos.

Sobre o Palestrante:

Jorge Hori é especialista em Inteligência Estratégica com mais de 50 anos na atividade, tendo participado da formulação de diversos planos governamentais e privados e dos estudos e debates sobre os rumos alternativos do Brasil. Hori escreve para jornais e em seu próprio blog, artigos a respeito das áreas de Política e Governo, Economia, Administração, Desenvolvimento Sustentável, Engenharia e Urbanismo e Inteligência Estratégica.

Ocupou os cargos de diretor e gerente da Planasa (Planejamento e Assessoria Administrativa Ltda), ex-dirigente de empresas do Grupo Camargo Correa, ex-assessor do Governador (1960/62) e Ministro da Fazenda (1963) Carvalho Pinto, ex-assessor de Política Financeira da Secretaria da Fazenda de São Paulo (1969/72) e ex-colaborador do Ministério dos Transportes (2003).

Fotos: Socialização e Descontração









Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade