Notícias
AGENDE participa de comemoração ao mês do Empreendedor da Frente Parlamentar do Empreendedorismo

A AGENDE, representada por seu Conselheiro Laudirley Dourado, participou dia 28 de outubro, na sede da FIESP, em São Paulo, de uma reunião para debater o programa de apoio de internacionalização das micro e pequenas empresas paulistas. O evento foi realizado em comemoração ao mês do Empreendedor (outubro) dirigido pela FREPEM (Frente Parlamentar do Empreendedorismo) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A FREPEM coordenada pelos deputados Itamar Borges (Presidente) e Caio França (Vice-presidente) reúne 71 deputados estaduais e 56 entidades parceiras, entre elas: AGENDE Guarulhos, FIESP, SEBRAE-SP, FACESP, FAESP, FECOMERCIO, SESCON-SP, CRC-SP, INVESTE-SP e DESENVOLVE-SP.

Milton Bogus, do Departamento da Micro e Pequena Indústria, abriu a reunião dizendo: “Aqui na FIESP vivenciamos a necessidade de capacitação de nossos empresários para ocuparmos maior espaço no mercado internacional. As barreiras são grandes e precisamos de programas de governo, porque o empresário sozinho não supera essas dificuldades”.


Itamar Borges relatou os esforços que a FREPEM vem realizando, junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI) e da Agência Paulista de Investimento - Investe-SP. “Agradeço a participação de todas as entidades que estão contribuindo com esse plano de apoio à internacionalização de pequenas empresas paulistas. Esse segmento é importante, precisamos aumentar as exportações”, observou o Deputado Itamar. “O convênio do Governo do Estado com o Ministério da Indústria e Comércio Exterior e a APEX vão atender, em breve, mais de 10 mil empreendedores paulistas”, comemorou a primeira conquista.


A gerente do Departamento de Comércio Exterior e Relações Internacionais da FIESP, Magaly Menezes, apresentou o Cenário da Indústria para Exportação e mencionou que ”os principais entraves são a carga fiscal, as relações trabalhistas, o custo de capital e a deficiência na infraestrutura”.


Laudirley Dourado, conselheiro da AGENDE, proprietário da indústria FESMA com sede em Guarulhos e Arujá, tem investido em ações de benchmarking (termo de gestão em língua inglesa para o uso das melhores práticas) internacional. Uma dessas ações se deu em uma viagem para a China que lhe possibilitou conhecer a cultura, a governança, o mercado e a produção chinesa.

Em sua opinião, um dos destaques analisados na visita técnica está no fato de o governo chinês ter investido no fortalecimento da educação, ter baixa carga tributária e incentivado a indústria para exportação. Isso fez com que seu crescimento em 2014 fosse de 7,4%, seu PIB de US$ 10,4 trilhões e só as exportações têm patamar de PIB brasileiro, US$ 2,2 trilhões. Laudirley Dourado também é diretor do DEMPI (Departamento da Micro, Pequena e Média Indústria) do FIESP.
  
No final da reunião, foi apresentado por Sergio Costa, diretor da Investe-SP e Silverio Crestana, consultor da FREPEM, a primeira minuta do Plano Estadual de Apoio à Internacionalização de MPEs. Novas propostas poderão ser enviadas até dia 10 de novembro para o email: frenteempreendedorismo@al.sp.gov.br.

Também participaram representantes da AUIN/UNESP, USP, CIETEC, DESENVOLVE-SP, SEBRAE-SP, FECOMERCIO, FACESP, ADLimeira, SINDCONT, ABIMO, PEIX, CAUSP, JUCESP, Subsecretaria do Empreendedorismo, SDECTI, IPT, Correios, dentre outras instituições.


Grupo de Trabalho sobre Inovação Tecnológica na Pequena Empresa.


Também na FIESP ocorreu uma reunião/almoço com dirigentes da FREPEM, SESCON-SP, DEMPI, DECOMTEC, INVESTESP para discutir como o DEMPI poderá coordenar o grupo de instituições que estão elaborando propostas para apoio à inovação nas Micro e Pequenas Empresas.

Esse grupo de trabalho dará encaminhamento aos temas: 1- Programas de inovação e acesso à tecnologia para as micro e pequenas empresas, definidos pela Lei 15.099/2013; 2- Parques tecnológicos, incubadoras de empresas e centros de inovação, entre outros temas.
 
Saiba mais: AGENDE participa da Frente Parlamentar do Empreendedorismo e Combate à Guerra Fiscal



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade