Notícias
Esperança redobrada e dever cumprido


Palavra do Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira

Estamos passando por um momento singular em nosso País. A minha esperança, como a de todos aqui presentes, é para que as coisas comecem a melhorar. Deixando o aspecto político partidário para o segundo plano, o fundamental é que a economia comece a dar sinais de retomada, para que os investimentos voltem a acontecer e dinamizar a economia.

O pior cenário para os empresários é quando necessita demitir um pai de família, uma pessoa do bem, cuja situação da empresa não permite mantê-lo com dignidade. Por isso, a nossa luta para preservar a competitividade da nossa indústria. Não podemos ficar inertes quanto à saída de empresas tradicionais da Cidade e à diminuição de empregos. Temos que procurar soluções,  dialogar e colocar a nossa união para frear este movimento.  Para isso, desenhamos este grupo de trabalho numa data tão simbólica para a AGENDE, na qual completa 17 anos.

Para mim, esta data é especial, ela pontua quatro anos de gestão. Gostaria de registrar que este foi um dos maiores desafios na minha vida. Ao assumir, tinha como proposta intensificar o viés tecnológico e inovativo da entidade. A minha primeira ação foi dar a nossa contribuição com a difícil situação da área do Parque Tecnológico, a qual envolvia uma complexa negociação entre a DERSA, o Estado e a Prefeitura de Guarulhos, e, no final, a nossa Cidade conseguiu mais  do que esperávamos e  foram destinados cerca de  267 mil metros quadrados para o projeto do Parque Tecnológico de Guarulhos.

A Incubadora de Empresas Tecnológica permitiu solidificar os projetos de inovação e tenho certeza em afirmar que a nossa equipe, capitaneada pelo professor Devanildo, atingiu um estágio de excelência. Foram inúmeros os eventos, as visitas, os contatos com os empresários, as avaliações de projeto e tenho orgulho de dizer que temos uma das melhores Incubadoras do País.

Na linha de pesquisa, instituímos o Núcleo de Pesquisa e oficializamos a nossa principal publicação, a Revista Análise Guarulhos, agora indexada à biblioteca nacional e que estudou os principais aspectos da nossa Cidade, pesquisando as vocações, o perfil de serviços, o segmento logístico, os setores industriais, farmacêutico e peculariedades de cada distrito do Município. Apresentamos a Revista em diversas entidades: no CIESP, SETCESP, ACE, UNG, FIG/UNIMESP, ASEC dentre outros. A palavra da AGENDE é respeitada, por ser baseada em informações técnicas e qualificadas, não de meras opiniões políticas.

Para contribuir na formação e empregabilidade dos jovens, investimos na formatação do Centro de Formação Profissional, um espaço propício para os cursos. Investimos num local que valoriza o jovem e permite elevar-lhe a autoestima. Formamos mais de 1.500 jovens e atingimos um percentual de 80% dos mesmos com o primeiro emprego. Este aspecto proporciona um grande orgulho e tenho certeza de que o Governo irá se sensibilizar a este respeito e retomar o projeto de Oportunidades aos Jovens.

Esta conformação de áreas de atuação foi um dos pilares estratégicos que posicionamos na AGENDE, este era o escopo de atuação técnica. Necessitava atuar conjuntamente com a vertente de articulação para promoção de eventos, fóruns, debates de importância para a Cidade. Alguns grandes especialistas utilizaram este auditório: acadêmicos, empresários, executivos, todos contribuíram para a grandeza da AGENDE.

Para expor o tema gestão, introduzo a frase mágica que possibilita enfrentar os desafios, diz ela: “as flores mais belas são escondidas pela insignificância do capim”. 

Na gestão da AGENDE, era fundamental tratar alguns aspectos que possibilitassem trabalhar sua missão: inovação tecnológica e informações qualificadas. A retirada do capim não é tarefa trivial, pois este sempre está ligado a espinhos e ervas daninha. Portanto, bastante árdua e demanda constância de propósitos. Envolveram reformulações, rupturas com modelos e paradigmas, desafetos e até desarmar algumas bombas. Ouvimos que a AGENDE estava condenada.  A direção não foi mágica, foi direta: “fazer às coisas certas”, infelizmente, a simplicidade da frase não permite entender a dificuldade da ação.

Mas, posso dizer, com bastante convicção, que superamos barreiras, vencemos desafios e estamos próximos de celebrar a vitória. Preciso agradecer aos amigos da Diretoria, aos Associados, ao quadro executivo e funcionários. Pretendo deixar para o meu sucessor um caminho sedimentado para a Entidade.

O Parque Tecnológico é uma necessidade para a Cidade, as informações qualificadas são essenciais e a formação deve ser realizada com competência e responsabilidade. Acabamos com um monstruoso passivo trabalhista, dívidas financeiras, passivos tributários e estamos preparados para assumir o desafio de conduzir tecnicamente os projetos de ambientes de inovação na Cidade. A AGENDE se transformou tecnicamente e reúne condições de auxiliar na atração, retenção e crescimento das empresas em Guarulhos. Funcionando também como agência de investimento.

Estamos e seremos fortes.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade