Notícias
AGENDE comemora 17 anos de atuação pelo Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos

Evento de 19/05 contará com Workshop sobre como manter as indústrias fortes

A Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (AGENDE) comemorará seu 17º aniversário no dia 19 de maio, às 9h00, em seu auditório localizado na Rua Paschoal Conte, 225, Vila Sirena, Guarulhos. O evento contará com o Workshop sobre as Ações para manter as indústrias de Guarulhos fortes. Participarão importantes lideranças do poder público, do setor privado, da academia e de entidades.

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, fará o pronunciamento inicial e em seguida um representante do Sindicato dos Metalúrgicos fará explanação do olhar da classe trabalhadora sobre a crise.

O Prefeito de Guarulhos e um representante da Investe São Paulo (autarquia do Governo do Estado) falarão das ações que o Poder Público pode tomar para reverter a situação atual.

Os industriários Mauricio Colin (Diretor do Ciesp Guarulhos) e Laudirley Dourado (Diretor da ASEC e Fiesp/Dempi) irão dizer o que pode ser feito para manter a  indústria na Cidade. Na oportunidade, Mauro Miranda, Gerente de Negócios e Operações da Desenvolve SP, informará sobre opções de financiamento às empresas.

Representando a Academia, o Doutor pela USP e Coordenador da AGENDE, Devanildo Damião, discorrerá sobre como a Inovação Tecnológica pode beneficiar a indústria.

Para encerrar o evento, os participantes serão convidados para um debate produtivo em prol do desenvolvimento social e econômico de Guarulhos.  

O Workshop sobre as Ações para manter a indústria de Guarulhos forte conta com o apoio do CIESP Guarulhos, ACE Guarulhos, ASEC, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região, Prefeitura de Guarulhos, Investe São Paulo, Desenvolve SP e da Fundação Getúlio Vargas.

Sobre a AGENDE:
O 17º Aniversário da AGENDE celebra sua atuação em prol do desenvolvimento da Cidade em três eixos: a) Capacitação e formação; b) Desenvolvimento Econômico por meio da articulação com as empresas e pesquisa qualificada; e c) Inovação Tecnológica para fortalecer o Município de Guarulhos.

No eixo de capacitação e formação, a AGENDE atua através do CPT (Centro de Educação Profissional e Tecnológica), em Guarulhos desde 2002 com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento de uma política educacional, por meio da integração escola, empresa e comunidade e da qualidade de ensino.  Atualmente, o CPT está habilitado pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo a realizar curso Tecnológico de Gestão de Negócios e também capacita jovens do programa Caminhando para o Futuro que é executado em parceria com a Asbrad (Associação Brasileira de Defesa da Mulher, da Infância e da Juventude).

O Núcleo de Pesquisa da AGENDE viabiliza o eixo de Desenvolvimento Econômico contribuindo com soluções de diversos assuntos para empresas e para o poder público, além de desenvolver Estudos e Pesquisas para municiar o poder público, os empresários, os sindicatos, as associações, as entidades de classe e demais representantes da sociedade civil organizada de informações a respeito de empregabilidade, acompanhamento do PIB dos diversos setores econômicos na Cidade, movimentação aeroportuária, entre outros. Para isso, o Núcleo de Pesquisa, que tem o reconhecimento do CNPq, é responsável pela produção da Revista Análise Guarulhos e AGENDE Panorama, do Boletim Informativo do Emprego e da Movimentação Aeroportuária, da Carta do Presidente da AGENDE, da Agenda do Desenvolvimento, além de artigos publicados em jornais.

Por fim, no eixo da Inovação Tecnológica, a AGENDE desenvolveu o Projeto do Parque Tecnológico para Guarulhos, ainda criou e é responsável pelo programa Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos. Este programa está presente na Cidade desde outubro de 2005 e atua em prol do empreendedorismo inovador e desenvolvimento tecnológico. A Incubadora Tecnológica abriga 25 empresas, desenvolvendo negócios inovadores e conta com o apoio do Sebrae-SP, da Prefeitura de Guarulhos, ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica), ACE-Guarulhos e do CIESP-Guarulhos.

Para a AGENDE, é fundamental enfrentar os desafios sociais e econômicos da Cidade com o apoio do poder público, das entidades acadêmicas e do tecido empresarial, para promover esforços sinérgicos em prol do conhecimento, da inovação tecnológica e do desenvolvimento científico de Guarulhos.

Serviço:

Comemoração do 17º Aniversário da AGENDE Guarulhos

Workshop: Ações para manter a indústria de Guarulhos forte.

Público convidado: Associados e Diretores da AGENDE, representantes do Poder Público e de Entidades de Classe, Academia e Imprensa.

Data: 19 de maio de 2016

Programação:
Horário Programa
9h Composição da Mesa de Honra
- Aarão Ruben de Oliveira (Presidente da AGENDE)

9h10 Tema I - Trabalho: Olhar dos trabalhadores sobre a 
                crise. O que fazer?
- Representante do Sindicato dos Metalúrgicos

9h30 Tema II – Poder Público: Quais as ações que o Poder 
                 Público pode executar para verter a situação atual?
- Sebastião Almeida (Prefeito de Guarulhos)
- Representante da Investe São Paulo

9h50 Tema III – Indústria: O que pode ser feito para 
                manter a indústria na Cidade
- Maurício Colin (Diretor do Ciesp Guarulhos)
- Laudirley Dourando (Diretor da ASEC e Fiesp/Dempi)

Opções de Financiamento
- Mauro Miranda, Gerente de Negócios e Operações – 
                Desenvolve SP

10h20 Temática IV – Academia: Como a inovação Tecnológica 
                 pode beneficiar a indústria?
- Dr. Devanildo Damião (Coordenador da AGENDE)

10h40 Rodada de Debate

11h20 Encerramento

Local: Auditório da AGENDE Guarulhos. Rua Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena– Guarulhos.

Confirmar presença com Gabriele ou Adriana – Telefone: (11) 3488-9536




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade