Artigos
Seminário Nacional de Parques Tecnológicos



ANPROTEC 2010

 

Como acontece todo anos nesse período, ocorreu nessa semana o mais importante evento sobre ambientes inovadores no País, o XX Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas - Anprotec – Associação Nacional de Entidades promotoras de ambientes inovadores em Campo Grande /MS entre os dias 20 e 24/09/2010.

Para organizar a exposição dos principais fatos, apresentarei os mesmos agrupados por temas envolvendo as experiências de sucesso de parques tecnológicos no mundo, os temas mais relevantes das incubadoras e a posição atual e planos futuros do governo.

Relacionadas às experiências de sucesso foram apresentados os casos de sucesso de Parques Tecnológicos no mundo com destaque para os franceses. Particularmente, nesse evento foi abordada a perspectiva dos aspectos críticos, envolvendo o ambiente favorável para as empresas, oferecimento de infraestrutura (organização do território) e os incentivos e ambiente favorável para as pessoas que irão trabalhar nesses ambientes, os quais envolvem melhorias de infraestrutura e serviços.

Relacionado à experiência da Coréia do Sul foi exposto o programa nacional de Parques Tecnológicos, com a existência de 17 parques tecnológicos no país, sendo que dado ao sucesso, um deles se tornou uma cidade tecnológica. A modelagem envolveu o desenvolvimento de estruturas prediais com arquitetura diferenciada, envolvendo institutos de pesquisa no entorno e espaços para ocupação.

No tocante as incubadoras de empresas, a principal discussão foi relacionada aos modelos de gestão, sendo evidenciada a necessidade de desenvolver indicadores e aprimorar os planos de negócios das próprias incubadoras. A dependência da maioria das incubadoras paulistas em relação ao SEBRAE-SP foi discutida e foi ponderada a necessidade das incubadoras buscarem a médio e longo prazo a sua sustentabilidade.

No que tange ao posicionamento do governo, foi destacado o apoio as iniciativas e evidenciado que já existem programas que podem contemplar o apoio e desenvolvimento de Parques Tecnológicos e Incubadoras.

 

Foram também anunciados investimentos na ordem de 50 milhões pela FINEP – (Financiadora de Estudos e Projetos) por meio de editais concorrenciais em Parques Tecnológicos e Incubadoras de empresas. Dada a expectativa represada, os mesmos foram considerados tímidos em relação às necessidades das entidades envolvidas nos projetos.

Em linhas gerais pode-se considerar que o principal objetivo do evento foi promover de forma mais contundente a articulação entre a comunidade envolvida com ambientes inovadores e o governo, promovendo um ambiente que formalize as demandas e as dissemine de forma direta para os organismos responsáveis pela tomada de decisões.

No que se refere particularmente à cidade de Guarulhos, entende-se que a mesma apresenta condições favoráveis para desenvolver o Parque Tecnológico e o reconhecimento dessa necessidade deve fazer parte das pautas dos seus representantes, sendo que o poder público municipal deve ser o indutor desse processo.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade