Entidade desenvolve papel destacado em diferentes projetos
Por: Dr. Devanildo Damião (Doutor em Gestão de Inovação Tecnológica pela USP)
Grande parte da população não tem a dimensão real da importância de uma Agência de Desenvolvimento para uma determinada localidade. Especificamente, a Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos) desenvolve um papel destacado envolvendo diferentes projetos, relacionados à capacitação, desenvolvimento econômico e a disseminação de informações qualificadas.
Nas próximas linhas, tentarei evidenciar o relevante papel da agende na Incubadora de empresas tecnológica de Guarulhos, começarei o raciocínio com base na estrutura de governança que existia na maioria das Incubadoras.
O SEBRAE-SP - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo, oferecia um grande apoio as iniciativas selecionando por meio de editais competitivos as incubadoras que seriam apoiadas.
O instrumento para seleção consistia de um plano de negócios detalhado desenvolvido de acordo com as instruções normativas do SEBRAE-SP, nos quais deveriam ser detalhadas a instituição proponente e os apoiadores com a respectiva natureza dos apoios.
O fato de contribuir com a maior parte dos recursos financeiros, aliado aos processos de acompanhamento e pelo know-how acumulado concedia naturalmente o SEBRAE-SP a governança do processo, mesmo que de forma indireta.
Nesse interim, ocorreu um fato que foi letal para um grande número de incubadoras, o SEBRAE-SP em meados deste ano renúnciou aos convênios de forma unilateral em todo o estado.
O mesmo fato que levou a desarticulação de diversas incubadoras foi encarado como uma oportunidade da Agende consolidar o seu papel, assim, de forma corajosa assumiu todo o projeto, incorporando a gestão e reorganizando a atuação de profissionais, marcando com passos decisivos a sua atuação em ambientes de inovação.
A Agende Guarulhos buscando a excelência no projeto instituiu processos e rotinas de gestão diferenciados, trazendo a mesa os principais parceiros e formando um comitê técnico para discutir as principais demandas e questões relacionadas ao processo de incubação.
Também foram incorporados especialistas na equipe, tendo como resultado o programa de gestão de incubadoras, o qual está baseado no controle de três variáveis de forma simultânea, o ciclo de vida, as competências e a maturidades das empresas.
Essas iniciativas impulseram um novo status para a Incubadora de Guarulhos impactando na necessidade de receber um tratamento diferenciado dos organismos envolvidos neste processo.
Pensando em seu processo mais estratégico, o Parque Tecnológico, entende-se que o acúmulo de experiências é essencial para dar o passo futuro, o qual demanda habilidades e competências para ativar o manancial de novas empresas tecnológicas e a gestão de outros ativos como o condomínio de empresas, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e a organização do oferecimento de serviços técnicos especializados.