Artigos
Centros de Pesquisa e Desenvolvimento


Centros de Pesquisa e Desenvolvimento

A abordagem aos Parques Tecnológicos envolve na sua essência o desenvolvimento de Centros (institutos) de Pesquisa e Desenvolvimento, os quais são ambientes com a finalidade específica de promover inovações, sejam elas voltada para melhorias em algo existente, por exemplo, na redução de custo de determinada tecnologia ou na criação de algo totalmente novo.

Esses Centros são habitados por especialistas com grandes conhecimentos em determinadas áreas e a convivência com outros parceiros, permite desencadear o efeito transbordamento do conhecimento, visto que ocorrerão trocas intensas de conhecimentos tácitos (fruto da aplicação e experiência) entre os indivíduos.

Dados os benefícios que oferecem, esses Institutos são disputados por diversas localidades, no Brasil o trabalho considerado mais avançado está em Minas Gerais, com um programa que começou com uma pesquisa que avaliou os fatores preponderantes para a instalação de centros de P&D em locais como Vale do Silício, nos Estados Unidos, Cambridge, na Inglaterra, e Barcelona, na Espanha.

Esse programa foi essencial para que a multinacional sueca Ericsson fechasse uma parceria com o governo de Minas Gerais para a instalação de dois centros de P&D focados no desenvolvimento de produtos de tecnologia da informação e telecomunicações, nas cidades de Belo Horizonte e Santa Rita do Sapucaí.

Atualmente, no mundo existe um movimento de descentralização dos Centros de Pesquisa e Desenvolvimento, entre eles encontram-se os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento da IBM, voltados para oferecer soluções nos mais diversos segmentos da sociedade e envolvem a participação de químicos, psicólogos, filósofos, engenheiros, físicos e matemáticos convivendo num mesmo ambiente.

Na sua concepção destacam-se dois aspectos: i) o reconhecimento que soluções complexas não se limitam a estrutura de determinadas disciplinas, por exemplo, alguns instrumentos cirúrgicos não dependem somente de uma habilidade médica e não somente de uma expertise mecânica, a junção desses conhecimentos é fundamental.

ii) os efeitos oriundos da proximidade, pois permite potencializar a comunicação com riqueza de detalhes, visto que o homem não sabe exatamente tudo que sabe e somente consegue registrar e codificar parte do seu conhecimento, mas a provocação direta permite recuperar e criar novos conhecimentos.

Assim, entende-se que esses ambientes são emblemáticos para direcionar o futuro e especificamente sob a perspectiva do Município de Guarulhos é essencial organizar e mapear o seu Sistema de Inovação e com base nele desencadear uma série de ações que permita ao Município avançar rumo ao seu desenvolvimento.

Essas ações passam pelo diagnóstico do conhecimento que é gerado e transmitido na cidade, pela análise da aderência desses conhecimentos em relação à base produtiva, pela análise das lacunas estruturais da nossa indústria e pelo desenvolvimento de um Planejamento Estratégico envolvendo academia, poder público, tecido empresarial e entidades representativas.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade