Artigos
Parabéns Guarulhos por este aniversário especial

 

'Cidade precisa de Parque Tecnológico para os próximos 450 anos'.

A cidade de Guarulhos cresce de forma vertiginosa. A expansão da sua população e economia é derivada, em parte, a duas âncoras logísticas: a construção da Rodovia Dutra nos anos 1950 e a construção do Aeroporto Internacional nos anos 1980.

O crescimento acelerado e a localização próxima à cidade de São Paulo ajudaram a atribuir a Guarulhos alguns aspectos não muito nobres, como: 1) a ocupação sem planejamento impactando na carência de serviços públicos e; 2) a distorção típica das grandes metrópoles, com estrangulamentos na movimentação da população.

Todavia, Guarulhos é bastante privilegiada como no aspecto de localização, por ligar a maior cidade do País e as outras duas maiores cidades, visto que as vias de acesso ao Rio de Janeiro (Dutra) e a Belo Horizonte (Fernão Dias) passam por aqui.

Esse fator foi de grande impacto para tornar a cidade altamente atrativa para as indústrias, sendo que Guarulhos apresenta uma indústria pujante com destaques para os setores de autopeças, metal mecânico, máquinas pesadas, materiais plásticos e de borracha e também comporta a importante indústria farmacêutica.

Sabe-se que a relação entre indústria e serviços é carnal, sendo que esta última invariavelmente traz consigo uma grande gama de serviços, esse aspecto também está presente na cidade, com impactos na geração de riquezas.

Guarulhos apresenta uma grande oferta de pontos comerciais com centros comerciais espalhados nos bairros e no Centro, onde todos os tipos de produtos podem ser encontrados. Também existe um movimento de pontos comerciais menores, para atender as demandas locais.

Em relação ao turismo, apesar de ainda não contar com um centro de exposição e eventos a altura, possui boas opções, como o Teatro Adamastor. São excelentes opções o Bosque Maia, com grande espaço para lazer, o Lago dos Patos, além do Zoológico.

Existem bons equipamentos públicos como hospitais, centros de saúde, escolas e, atualmente, um grande movimento para dotar a cidade de condições favoráveis para tratamento da água e esgoto. Na área educacional, são observadas opções do ensino maternal ao ensino superior com entidades públicas e privadas de qualidade, além de do aumento na oferta de ensino profissionalizante nos últimos anos.

No aspecto esportivo, não existe uma representação condizente com a importância da cidade, visto que Guarulhos não poder ser considerada referência em nenhum esporte. Talvez resida neste aspecto a oportunidade para o desenvolvimento de uma grande equipe que ajude a disseminar o nome da cidade.

Agora surge a oportunidade de basear o desenvolvimento da cidade numa âncora nobre com a premência do Parque Tecnológico, o qual pode ser o grande incentivador para estruturar a base de Ciência e Tecnologia do município, atraindo grandes instituições de ensino promotoras de atividades de pesquisa, a disponibilização de serviços tecnológicos e o aumento da competitividade das empresas que poderão modernizar suas tecnologias para enfrentar o cenário de ampla competitividade.

Guarulhos precisa do seu Parque Tecnológico para enfrentar os seus próximos 450 anos.

 

 



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade