Artigos
Professores e a educação básica

 

“O professor tem na cabeça e no coração o poder de transformar o mundo”

 

No momento que o País passa por um grande crescimento econômico e social, é propício tratarmos de um tema de suma importância, a educação básica. O primeiro aspecto refere-se à necessidade de o desafio de tratar um tema que tem escala e que é bastante sensível aos aspectos sociais. A escala é derivada do aumento populacional das cidades que refletem pontuar em mais crianças acessando o sistema de ensino; os aspectos sociais inserem-se no contexto de que os primeiros anos de ensino demandam aspectos de formação e informação conjuntamente.
O nível estratégico tem como função mapear, determinar e dispor as demandas e os recursos e as diretrizes de ensino, o nível tático é um desdobramento com escopo mais determinado e faz a transição com o nível operacional que é o ambiente no qual o sistema acontece de fato. No nível operacional, o professor faz a diferença, pois ele é o agente que transforma aquilo que foi planejado em ações reais, observando o contexto escolar e direcionando ações adequadas ao seu público. O professor lida com uma miríade de pessoas e contingências, tendo que possuir grande flexibilidade para equacionar situações que, via de regra, as demandas não são formuladas adequadamente.
Tudo isso é desafiador, mas ganha mais contornos de dramaticidade quando o sistema cada vez mais o comprime. O professor não pode repreender o aluno, o professor não pode falar alto, o professor não pode tocar nas crianças, o professor não pode faltar, o professor não pode receber um salário digno, o professor não pode comer na escola, o professor não pode beber café e coisas do gênero.
Soma-se a isso a falta de gerenciamento dos governantes que não valorizam o professor, não se restringe a uma mudança semântica de professor para “educador”. Ele não pode tornar-se estranho no local que deveria ser a sua casa, “a escola”, pois sofre demandas e pressões constantes, por exemplo, contratam-se empresas privadas para oferecer merendas escolares e a conta não inclui o professor.
O pior é que esse processo não é culpa de um governo ou governante específico, mas de um sistema que não é alterado, a solução é complexa, mas algumas medidas pontuais seriam um excelente paliativo, para um grupo tão carente. Lembrando que não teremos profissionais altamente especializados no futuro caso não tratarmos as nossas bases hoje.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade