Artigos
Para atrair e manter empresas inovadoras

 

 

“Um sistema de inovação prevê Organizações, Instituições e Articulações”


Os estudos sobre Sistemas de Inovações Locais são essenciais para direcionar a discussão sobre as diretrizes e ações necessárias para tornar o ambiente de determinada localidade propício para o desenvolvimento de um cenário de empresas modernas, eficientes e socialmente responsáveis.

Dentro desta perspectiva, a composição de um sistema de inovação prevê a existência de Organizações, Instituições e Articulações. As organizações são determinadas pela identificação local de organismos acadêmicos, empresas, institutos, entidades do terceiro setor e o poder público; as Instituições devem ser entendidas como um conjunto de normas e regramentos, portanto referem-se aos institutos legais que balizam as relações entre as organizações, envolvendo as políticas públicas; e as Articulações evidenciam as relações que permitem inclusive o enquadramento e reflexões sobre o conjunto de normas, regras e apoios promovidos pelo poder público.

Sendo assim, a Articulação é fundamental para o sucesso de localidades inovadoras, ainda mais, considerando o anseio do Projeto de Guarulhos, o qual tem como objetivo de transformar o seu futuro. Ela passa pela leitura das demandas das organizações e a posterior alimentação de um conjunto de sugestões para a autoconstrução dos regramentos da mesma. Genuinamente um processo de construção conjunta, pois demanda a participação constante dos envolvidos, sobressaindo-se o poder público que é o Legítimo indutor de políticas que beneficiam a população.
O raciocínio é o seguinte: visto que é importante para a cidade o desenvolvimento de atividades de determinados seguimentos (a), e que as organizações que desenvolvem tais atividades (b) demandam tais incentivos (c), logo para que o ciclo seja fechado é importante propiciar meios para que os incentivos (c) sejam disponibilizados para as organizações (b) que irão desenvolver as atividades que interessam (a).
Esse processo deve ser observado de forma integrada e estratégica, sendo disseminado e compondo a missão municipal. Por exemplo, uma empresa que pertence ao Sistema de Inovação de Guarulhos, na modalidade de empresas nascentes, atua na Incubadora do município e merece receber tratamento que permita equacionar questões burocráticas rapidamente. Ela é uma empresa inovadora e que dentro do seu ciclo de desenvolvimento, utiliza o espaço da Incubadora para se fortalecer, não podendo ser encarada como uma empresa pronta. Assim, um certificado não pode se tornar o centro das atenções do empresário, que deve ter o seu tempo dirigido para absorver o conhecimento que é disponibilizado pela equipe técnica da Incubadora.
Por fim, convém ressaltar a sugestão de que a importância desses ambientes e empresas, (sempre enfatizada pelos nossos governantes) seja disseminada aos demais escalões técnicos, para que os mesmos estejam cientes da responsabilidade das suas ações e que o desenvolvimento de empresas novas é positivo para toda a sociedade.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade