Artigos
A Tecnologia salvando vidas

 

Pesquisadores desenvolveram ferramenta para maior precisão nas imagens médicas

 

A Tecnologia deve oferecer benefícios para a vida das pessoas, esse aspecto é bastante evidenciado nas áreas farmacêutica e médica, nas quais os efeitos são sentidos mais diretamente. Algumas vezes a possibilidade de acessar os órgãos aumentam a produtividade de procedimentos cirúrgicos de forma substancial, por exemplo, a utilização de câmeras internas em atos cirúrgicos com a Artroscopia, como resultados: atos menos invasivos e melhor recuperação.
Nessa perspectiva, pesquisadores da Microsoft desenvolveram uma ferramenta de pesquisa que possibilita maior precisão nas imagens médicas do corpo humano. Um super scan (equipamento mapeador de imagens) que encontra automaticamente organismos no corpo humano por meio da tecnologia de hiperlinks. Espera-se que esse avanço possa substituir a tomografia computadorizada, que usa raio-X para capturar faixas do corpo, que podem ser combinados para criar uma representação 3-D, todavia, apresenta o inconveniente de ser difícil de operar.
O grupo sediado na Microsoft Research, em Cambridge, Reino Unido, desenvolveu a tecnologia que facilita o acesso aos órgãos, visto que os indicadores do programa, seus dados e as listas dos órgãos são localizados na parte lateral da tela. Assim, cria-se uma tabela de hiperligações baseada nos organismos do corpo. Um usuário pode clicar na palavra “coração” e ter uma visão clara do órgão, sem ter que navegar por imagens manualmente.
Outro grupo de Pesquisa da Universidade Médica da Carolina do Sul preocupou-se com as dores nas costas e identificou que elas são causadas por discos das vértebras que ficam gastos e exercem pressão desigual ao longo da espinha, e geralmente requerem uma cirurgia. A mesma consiste na substituição do disco, com um implante de plástico, ou de metal, ou a opção de privilegiar a remoção do disco com a junção dos adjacentes.
O pequeno disco está localizado entre as vértebras da coluna. É pequeno no tamanho, mais importante para o equilíbrio do corpo, pois define e suporta o movimento da coluna, segurando os ossos no lugar, permitindo a coluna desenvolver funções com flexibilidade, necessária para suportar a carga do corpo humano, além disso, são amortecedores, recebendo os impactos para a coluna.
O avanço tecnológico dos pesquisadores está na metodologia para a substituição do disco vertebral, e consiste em utilizar uma camada exterior no disco e, em seguida, fazer a irrigação da camada com células vivas, evitando parte dos efeitos colaterais causados ¿¿pelas atuais abordagens cirúrgicas.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade