Artigos
Parque Tecnológico – Plataforma de Oportunidades

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

No Seminário Internacional do Parque Tecnológico Guarulhos abordei na apresentação aspectos referentes às oportunidades que o projeto pode criar para o Sistema de Inovação de Guarulhos, em forma de perspectivas.

 “Os itens revelam o compromisso com diversos setores que precisam estar alinhados”

Perspectiva de inteligência territorial – deve ser entendida como uma área planificada urbana de progresso local, envolvendo o desenvolvimento de diferentes ativos com focos específicos e baseados numa visão sistêmica.

Perspectiva de políticas públicas – utilizada como instrumento de políticas públicas visando o desenvolvimento local e o planejamento urbano, com impactos não limitados a uma única área, todavia ao entorno, caracterizando o perfil de uma cidade inovativa.

Perspectiva de cooperação – em particular, entre a universidade, a municipalidade, o poder estatal e as empresas, que resulta em uma nova organização formal de propósito específico que abriga atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação.

Perspectiva de apoio ao empreendedorismo – apoiando o empreendedor e organizando a atividade empreendedora com projetos iniciantes, apoio à incubadora de empresas e ideias, além de estimular a formação de pessoal qualificado nas instituições de ensino.

Perspectiva de adensamento da base de ciência e tecnologia – oferecendo incentivos para atrair novas instituições de ensino, fortalecimento da estrutura atual e desenvolvimento de centros de pesquisa e desenvolvimento de serviços técnicos especializados.

Perspectiva de aumentar o potencial de recebimento de recursos concorrenciais, dotando os organismos locais de condições para concorrer pelos recursos ofertados por órgãos de apoio nas esferas estadual e federal.

Perspectiva de receber novas empresas, selecionando perfis importantes para o futuro do município e oferecendo meios para que a cidade torne-se um polo atrativo, além de desenvolver simultaneamente articulações com organismos de financiamentos.

Perspectiva de melhorar o perfil de ocupação dos empregos da cidade, privilegiando atividades intensivas em conhecimento, atraindo pessoas com mais qualificação e poder aquisitivo.

Perspectiva de inserção internacional – com o desenvolvimento do Parque Tecnológico, a cidade pode oferecer eventos internacionais e, com isto, atrair pesquisadores e pessoas com alta qualificação, disseminando o perfil de cidade tecnológica e inovativa.

Perspectiva de gerar oportunidades de empregos qualificados, dotando a cidade de um sistema de ensino que incorpore as fases de formação e especialização e, sobretudo, direcionada para as atividades com alto poder de incorporação dessa mão-de-obra.

Os itens destacados não esgotam o rol de benefícios deste projeto, todavia, destacam pontos importantes e revelam o compromisso com diversos setores, que pela complexidade, necessitam estar alinhados ao projeto.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade