Artigos
Instrumentos de Desenvolvimento

 

“Busca-se tornar o Parque Tecnológico uma âncora de desenvolvimento local”

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

 

Os Parques Tecnológicos provocam impactos no ambiente, assim são importantes instrumentos de políticas públicas para o desenvolvimento das regiões. Para cumprir o seu papel, devem responder a um conjunto de questões, de grande complexidade e que estão envoltas num ambiente inovador, pressupondo velocidade nas decisões.
Esse contexto é desafiador, visto que é exigida a busca de equilíbrio nas vertentes relacionadas à velocidade e excelência (atividades intensivas em conhecimento), elementos que nem sempre caminham juntos.
Assim o projeto impõe a necessidade de ser analisado com base em ciclos específicos, para que as variáveis sejam equacionadas no tempo certo, de acordo com a premência da necessidade. No momento, a prioridade é de dotar o projeto de Guarulhos de legalidade e reconhecimento dos órgãos de apoio e fomento a esses projetos.
Na essência, trazendo para um exemplo cotidiano, compara-se com a construção de uma casa, o primeiro aspecto a ser vislumbrado deve ser a construção do alicerce, impondo a análise das fundações da casa, da análise e operação do material a ser retirado e por quem e onde será despejado. Assim, algumas ordens precisam ser seguidas, e essa foi a base da teoria da administração, com os estudiosos Taylor na Inglaterra e Fayol na França, que determinaram como funções precípuas do administrador o planejamento, a organização, direção e controle.
Considerando que existem diferentes modelos de Parques Tecnológicos, questões de governança e gestão são sempre adotados de acordo com as características do projeto, por exemplo, um Parque Tecnológico construído e organizado por uma instituição de ensino terá a sua governança na própria instituição.
Em modelos mais avançados, busca-se tornar o Parque Tecnológico como uma âncora de desenvolvimento local, com impactos profundos sobre o ambiente. Especificamente, em Guarulhos, a indústria é muito forte e consequentemente demanda serviços das mais variadas espécies, proteger esse patrimônio é essencial para manutenção da sua pujança econômica e, sobretudo, oferecer condições de mais competitividade. A economia do conhecimento tem como variável importante a acessibilidade ao conhecimento.
Existe uma clareza da estratégia de adensamento da base tecnológica e científica da cidade, melhorando a Fatec, ampliando a Unifesp, apoiando as demais instituições e buscando novas alternativas para atrair centros de pesquisa e desenvolvimento.

 




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade