Artigos
O caso sueco, lições e análise

'O padrão de pesquisa sueco é alto e o país é líder mundial em diversos campos’

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo do Parque Tecnologico e Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos

A busca de referências de boas práticas políticas é função essencial para a melhoria contínua nos governos. Analisar o caso Sueco é importante, pois, evidencia num momento de crise de vários países europeus, a solidez da economia, na qual os ajustes foram executados de forma exemplar. Como resultados observam-se características atrativas, como baixa taxa de crimes e alta expectativa de vida. A Suécia é o país nórdico com maior número de habitantes e também o mais poderoso. A Suécia exporta automóveis, produtos do setor metal mecânico, aço, dispositivos eletrônicos, entre outros.
Politicamente, a Suécia é uma monarquia constitucional, apresentando como sistema de governo o parlamentarismo.  A economia é uma altamente desenvolvida com PIB de US$ 336 bilhões (2006). Possui o nono lugar no IDH dentre todas as nações do mundo, enquanto que o Brasil está no 73º lugar.
Como fatores chave, nesse processo, podem ser apontados o direito a propriedade, os mercados livres e a combinação de leis e regras favoráveis ao exercício do trabalho e da economia, as quais que foram combinadas com uma força de trabalho bem educada que impulsionaram o desenvolvimento de grandes empresas como Volvo Tetra Park, SKF e outras. Os fatores sociais e culturais são importantes refletindo o seu sistema educacional e os fatores religiosos, com a predominância da visão luterana do respeito e ética no trabalho.
No tocante aos investimentos em ciência e tecnologia, a razão dos valores dos investimentos em comparação à riqueza do País é altíssimo, cerca de 4% do PIB à pesquisa e desenvolvimento (P&D) por ano, o que torna a Suécia um dos países que mais investem em P&D. O padrão de pesquisa sueco é alto e o país é líder mundial em diversos campos.
Para coordenar e articular o sistema de inovação na Suécia foi criada uma agência de Desenvolvimento a VINNOVA (Agência Sueca para Sistemas de Inovação).
A VINNOVA tem a missão de promover o crescimento econômico sustentável, o financiamento da pesquisa e desenvolvimento tecnológico e a articulação dos sistemas de inovação. Possui programas nacionais – incluindo o apoio para os pesquisadores no processo de comercialização dos resultados de pesquisa e centros de competência; crescimento regional através de sistemas dinâmicos de inovação; sistema de inovação setorial que são introduzidos em áreas prioritárias como biotecnologia, tecnologia de fabricação avançada e materiais, transporte e vida útil.
Muitas lições podem ser extraídas para a nossa realidade.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade