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Ética é o sal para temperar bons negócios

“A transação ganha notoriedade pois prevê a intermediação do BNDES”

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

 

Nos últimos dias o noticiário econômico do País apresentou as tratativas para a fusão do grupo Pão de Açúcar e do Carrefour. Na essência trata-se da transação de um grupo nacional Pão de Açúcar (todavia com um aporte significativo de capital francês, via grupo Casino) com um gigante francês na área de hipermercados, o Carrefour.


A transação ganha bastante notoriedade, pois prevê a intermediação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, via capital financeiro de cerca de 4 bilhões de dólares e também causou notoriedade o fato de que o sócio francês do grupo Pão de Açúcar não estava sabendo da transação.


Outro aspecto interessantes refere-se a possibilidade acordada entre os sócios do grupo Casino assumir o comando acionário do grupo controlador do Pão de Açúcar a partir de 2013, ou seja, o grupo adquiriu legalmente o direito de exercer o controle. Fundamental, decerto é o contexto no qual o grupo Casino foi atraído para investir no Pão de Açúcar, que apresentava falta de liquidez e grande necessidade de capitalização e serviu como salvação para a continuidade dos negócios. Desde então a situação melhorou consideravelmente, o grupo Pão de Açúcar ganhou musculatura e fez duas grandes aquisições: Casas Bahia e Ponto Frio, aumentando significativamente as suas margens de lucro no País. De outro lado, o Carrefour neste mesmo período, apresentou resultados negativos na sua operação no Brasil, sendo constantes as afirmativas de que seria incorporado por outras redes, em especial o Wall Mart, que estava aumentando as operações no País.


Importante frisar que a atuação do Carrefour está baseado em Hipermercados (com alto custo de operação) e Minimercados (sem diferenciação). Na Europa a sua rede atinge países em momentos de estagnação econômica com pouca penetração nos mercados emergentes. Esses modelos se contrapõem a estratégia do Casino que se baseia em Mercados Médios em mercados com alto potencial de crescimento.


Essas diferentes visões ajudam a montar o cenário de justificativas que levou o Casino a refutar qualquer iniciativa de associação com o Carrefour. Entende-se então, que a partir daí, Abílio Diniz começou a desenvolver um voo solo e começou uma negociação que altera completamente a governança do negócio sem avisar ao seu sócio.


Na prática, imagine que você quer se mudar para uma cidade e sua mulher não, então você começa a negociar sozinho a mudança com o dinheiro da sua sogra. A confusão é fator de tempo, assim como os danos que afetarão a sua imagem e a da sua sogra.

 

 

 




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