Artigos
Aspectos de Gestão

"O Profissional de Administração deve ter grande capacidade de sistematização"

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de

Guarulhos

Algumas atividades na sociedade apresentam uma linha muito próxima entre o sucesso e o fracasso, visto que o diferencial para a cura ou o agravamento da situação se situa na habilidade dosagem da resposta para a situação.
Na essência, o remédio pode curar ou matar o paciente, sendo o sucesso fundação da posologia que deve estar alicerçada num diagnóstico especializado.
Vamos imaginar a temeridade que seria que um vendedor de uma rede de drogaria ao tomar conhecimento de que uma droga serve para reduzir a evolução de determinada anomalia comece a receitá-la indistintamente para qualquer paciente.
Esse é o pano de fundo para falar sobre o profissional e o curso de administração, sendo que o último é um dos cursos mais procurados e que oferece mais empregabilidade, justificado pelas inúmeras áreas para a atuação.
O profissional de administração deve necessariamente ser um indivíduo com grande capacidade de sistematização de processos, as quais envolvem o desenho de atividades e o desenvolvimento de procedimentos. Para tal, é vital desenvolver capacidades analíticas e críticas, para lidar com os recursos inanimados; e capacidades interpessoais para lidar com os recursos dinâmicos que são indivíduos.
Aspectos relacionados à gestão de pessoas são essências, como o marketing interno, o controle da rede de informações e estratégias de retenção de talentos. Um executivo amigo, relata com pesar que certa vez perdeu um grande talento, por causa de “fofocas” na organização que comandava, curiosamente, as mesmas eram iniciadas no setor que deveria  combatê-las, e ao apurar a origem observou-se que o perfil da pessoa que comandava a gestão de pessoas era inapropriado para a função. Na parte financeira, a racionalidade de maximizar recursos deve prevalecer, ou seja, a noção exata que os ativos financeiros são valorizados pela sua condição de mobilização, e o custo-benefício deve prevalecer como critério para a escolha de opções.
O Administrador deve ter uma lógica forte de racionalização e desdobramento de conceitos em operações, sendo assim uma diretriz estratégica será desdobrada em elementos objetivos que permitam alcançá-las por meio de operações. Igualmente, fica evidente dois aspectos: o primeiro e mais importante é que a  administração  de uma organização não pode ser exercida exclusivamente baseada em questões empíricas e por qualquer indivíduo, o peso da técnica deve ser superior ou da política; o segundo é que o administrador para justificar a profissão  deve possuir um acúmulo de conhecimentos, ferramentas, metodologias e procedimentos que permitam transitar e superar os desafios.
Em resumo, não se pode exigir que o administrador acerte 100%, todavia, é justificável cobrar que todas as decisões sejam justificadas em procedimentos técnicos e critérios aceitáveis.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade