Artigos
O Brasil e o índice de Desenvolvimento Humano.

"Ocupamos a 84ª posição; o Chile, a 44ª;e a Argentina, a 45ª, entre 187 países”

 

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

O PNUD é um programa das Nações Unidas para ações de desenvolvimento. Estará presente em 187 países, com missão de combate á pobreza, envolvendo governos, iniciativa privada e sociedade civil.
O mais conhecido de seus produtos é o ranking do desenvolvimento humano, o IDH, divulgado anualmente, que foi criado pelo professor Amartya Sen, prêmio Nobel de economia em 1998.
O indicador considera três dimensões, avaliados com a mesma importância: 1-PIB per capita, que se refere á riqueza ponderada pelo número de habitantes, depois de corrigido pelo poder de compra da moeda de cada país. 2- Longevidade, que utiliza números de expectativa de vida da população desde o nascimento. 3- Educação, avaliada pelo índice de analfabetismo e pela taxa de matrícula em todos os níveis de ensino.
Noruega, Austrália e Holanda lideram o mundo, seguidos por Estados Unidos, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, Liechtenstein, Alemanha e Suécia, os quais completam a relação das primeiras colocações.
Na parte inferior do ranking, no Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), situam-se países da ÁFRICS Subsaariana: Guiné, República centro- Africana, Serra Leoa, Burkina Faso, Libéria, Chade, Moçambique, Burundi, Níger e República Democrática do Congo.
Estas nações de baixo IDH sofrem com rendimento insuficiente, limitadas oportunidades de escolaridade e expectativa de vida muito abaixo da média mundial, devido, em parte, ás mortes por doenças evitáveis e tratáveis, como malária e AIDS.
Em muitos casos, estes problemas são agravados pelo legado destrutivo dos conflitos armados.
No país de mais baixa posição no ranking do IDH de 2011, o congo, mais de três milhões de pessoas morreram vítimas da guerra e de doenças relacionadas a conflitos no últimos anos, obrigando a ONU a promover a maior operação de Manutenção da paz de sua história.
A nota do Brasil foi 0, 718, numa escala crescente que varia de 0 a 1 em relação ás melhores condições, ocupando a 84ª posição. Comparativamente aos demais BRICS, a Rússia tem a nota de 0, 755, a china 0, 687 e a índia 0, 547.
Entre nossos vizinhos, o Chile ocupa a posição 44ª e a Argentina, a 45ª, ambos no grupo de países com desenvolvimento alto. As outras indicam desenvolvimento médio e baixo.
Espera-se que as políticas sociais implementadas nos últimos anos no País, sobretudo a partir do governo Lula, possam refletir-se em posições mais confortáveis nos próximos anos, considerando principalmente a distribuição de renda, educação e a expectativa de vida do povo brasileiro.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade