Artigos
Parque Tecnológico Guarulhos, entendendo os efeitos das externalidades.

"Abrir novos mercados resultará em mais competitividade e crescimento"


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE - Agência de Desenvolvimento de Guarulhos

Os temas mais complexos demandam mais reflexões e estas, por sua vez, são derivadas de dedicação. Essa configuração é refletida nas chamadas curvas de aprendizagem, que são funções de acúmulos e arranjos nos sistemas nervosos. Sendo assim, é perfeitamente normal que alguns assuntos, sejam mais demandantes de processos de sensibilização e esclarecimento para ampliar os conhecimentos das pessoas. Por sua vez, o tempo de internalização dos conceitos irá variar de acordos com processos individuais de aprendizagem. Cabe ao emissor da informação traçar estratégias para emiti-la de maneira mais apropriada possível, dentre as quais, inserem-se a redundância e a repetição.

Esse preâmbulo serve para a defesa da tese do desenvolvimento de um Sistema de Inovação para a cidade de Guarulhos. Não são raras as indagações dos benefícios que podem advir deste processo. Didaticamente, entende-se que a sistematização envolve: i) a união de um conjunto de organizações estruturadas (players); ii) a definição de regras e regulações apropriadas e; iii) a promoção de articulações em diversos níveis.

Os efeitos da articulação são inúmeros, um dos quais é a internacionalização do projeto e da cidade de Guarulhos. Para exemplificar, cabe o registro do acordo de cooperação firmado entre a Agência de Desenvolvimento e Inovação - AGENDE Guarulhos e o Parque Tecnológico de Andalucía firmado na última semana em solenidade no Paço Municipal com a presença do Prefeito Sebastião Almeida. O instrumento prevê cooperação entre os dois Parques Tecnológicos com a transferência de conhecimento e mais objetivamente prevê a possibilidade de relações entre empresas, objetivando a exploração de novos mercados.

Ficou aberta a possibilidade de inúmeras formas de interação, cabe citar, que as empresas da Incubadora de Guarulhos, observadoras de oportunidades em novos mercados terão facilidades para apresentar produtos e projetos diretamente na Espanha com a tutela do governo de Andalucía.

Esse caso é emblemático para consolidar a tese de que a articulação não é um elemento que acontece de forma espontânea, sendo resultado de estratégias estruturadas.  A AGENDE promove uma política clara de articulação do sistema de inovação e desenvolve a interação com os principais organismos de repercussão presentes nesta área e, estende os benefícios para toda a sociedade da cidade. Abrir novos mercados e possibilidades para as empresas de Guarulhos resultará em mais competitividade e crescimento, propiciando desenvolvimento econômico e social para todos.
 
Esse caso é somente para ilustrar os efeitos positivos advindos do projeto, sendo que alguns benefícios serão indiretos. Considerar o Parque Tecnológico como a âncora do desenvolvimento acadêmico, científico, tecnológico e de inovação, permitirá ampliar o rol de oportunidade e alavancar iniciativas para o Município.
Entende-se que a cidade de Guarulhos carece de uma marca que reflita a sua importância, e o Parque Tecnológico é a resposta ideal para isso.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade