Artigos
Museu de Tecnologia diverte, ensina e inspira.

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

O ser humano se diferencia das outras espécies na sua capacidade de evolução, em especial na capacidade de acumular e transferir conhecimentos (inclusive de forma assíncrona).

A linguagem e a comunicação são essenciais, pois permitem que os mesmos sejam codificados e interpretados, permitindo a formação da história.

Este contexto permite deduzir que a existência de locais apropriados para potencializar a relação das pessoas com a história é fundamental para ampliar o acesso e acelerar as curvas do conhecimento.

Para tornar mais tangível essa discussão, será reportada parte da experiência da visita da Agende para museus na Califórnia, mais especificamente o Museu de Aviação e o Museu de Inovação.

O Museu de Tecnologia de São Francisco trata de oferecer ao público em geral, mas em especial às crianças, um verdadeiro mergulho no mundo da ciência, da tecnologia e da informação.

A viagem pelos três andares de exposição prática, simplificada de eventos e descobertas científicas complexas, fascina a todos e transmite um grande volume de conhecimento sobre as atividades desenvolvidas no mundo todo, com vistas a mudar a realidade por meio da pesquisa e da inovação.

Muito presentes, as experiências locais são descritas através de painéis e muitas luzes e cores que explicitam um pouco do que é chamado de “Espírito do Vale do Silício”.

O Museu da Aviação reporta com detalhes o surgimento do segmento aeroespacial de forma transversal.

Aos brasileiros, fica o desapontamento da ausência de citações a Santos Dumont e ao 14 Bis, mas é uma questão que envolve a diferença entre invenção e inovação.

De forma geral, a viagem ao conhecimento é fascinante e fica a sensação de que muitas das crianças que estão visitando o museu, no futuro, estarão desenvolvendo atividades no segmento.

Cabe informar, que os mesmos são geridos por organizações com finalidades não lucrativas e parte das receitas são provindas por doação advindas da sociedade civil, inclusive grandes empresas com relação locais ou setoriais.

Como resultado prático, pode ser citada a formação de uma cultura propícia ao conhecimento, com a possibilidade de indução a elementos históricos de importância e interesse da sociedade.

Em especial, crianças e jovens são os grandes beneficiados, inclusive por compartilhar momentos com indivíduos mais experientes e com conhecimentos relativos ao tema, alicerçado numa plataforma de conhecimento local e avanços na curva de aprendizagem.

Em Guarulhos, cidade que busca desenvolver um sistema de inovação, para proteger o seu grande ativo industrial e incentivar serviços de alta intensidade tecnológica, a ideia de museus de tecnologia é bastante propícia, principalmente considerando-se atividades com vocação na cidade, como a aeroportuária.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade