Artigos
O papel dos eventos para a cultura da inovação


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

Semanas atrás, comentei sobre o impacto que os museus exercem na disseminação e apropriação da cultura, principalmente entre os mais jovens.
Comentarei agora o papel dos eventos, tais como seminários, workshops, encontros, palestras, congressos e outras modalidades.
Na essência, existem diferenças conceituais entre esses eventos. Todavia, tratarei aqui como elementos semelhantes.
O aspecto principal é criar um momento, movimento e motivação para o aprendizado, possibilitando um cenário para transmissão do conhecimento.
A lógica de quem participa é de validar ideias existentes ou agregar novas, gerando sinapses pela mobilização do sistema nervoso.
Em Sorocaba, promovíamos mensalmente as Quartas Tecnológicas, eventos que ajudaram na sensibilização e promoção de uma cultura de inovação na cidade.
Dentro desta perspectiva, é importante ressaltar que, para aprender, é necessário saber aprender. Recordo-me do conselho de um importante estudioso sobre aprendizagem, Peter Senge, que salientava que inicialmente devemos ter uma posição passiva em relação às novas ideias, absorvendo o máximo possível de informações e protelando o exercício do filtro lógico para etapas posteriores. Ou seja, deixe de lado o preconceito, observe a mensagem principal, acumule informações e faça uma reflexão seletiva no final.
Esse preâmbulo tem como objetivo referenciar a agenda de eventos com temáticas em inovação em movimento na nossa região, como a Feira de Inovação e Empreendedorismo da USP, ocorrida entre os dias 23 e 25 de agosto, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, no campus da zona leste.
Neste espaço, estiveram empresas inovadoras e agências de fomento. A USP Leste está em amplo processo de desenvolvimento, inclusive com a construção de uma unidade de engenharia da Escola Politécnica e a incubadora de empresas Habitat, a qual celebrará convênio de cooperação técnica com a Agência de Inovação de Guarulhos no início de setembro.
Não deixaria de mencionar que em outubro ocorre em Guarulhos a 1ª Semana de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, promovida pela Prefeitura, em conjunto com as principais entidades que atuam nestes eixos temáticos no município. A programação prevê a realização de diversos eventos na cidade, com palestras, visitas e intensa articulação.
A realização do evento simboliza o reconhecimento e a visão da cidade voltada para a tecnologia e inovação, corroborando a valorização dos instrumentos existentes e incentivando o desenvolvimento de novos, como o Parque Tecnológico e o arcabouço legal por meio da Lei de Inovação, afora a necessidade de modernização da Lei de Incentivos às empresas de alta intensidade tecnológica e instituições acadêmicas e de pesquisa.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade