Artigos
Incubadora de empresas na vanguarda há 7 anos



Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE


Nesse mês, a Incubadora Tecnológica Agende Guarulhos completa 7 anos de existência e este é um marco importante.

As incubadoras de empresas, para aqueles que não estão acostumados com o termo, são ambientes propícios e qualificados para fortalecer as empresas nos seus estágios iniciais de vida. Assim, oferecem um conjunto de condições especiais para que as empresas recém-nascidas ganhem musculatura e se fortaleçam para enfrentar o mercado.

No modelo de incubadoras tecnológicas, no qual geralmente os empreendedores são técnicos, a importância de um bom suporte de gestão e serviços técnicos especializados são essenciais.

O movimento de incubadoras de empresas é internacional, sendo um dos motivos que ajudaram os países asiáticos a adensar tecnologicamente elos mais fracos das cadeias produtivas. No Brasil começou a partir de 1984, propagando-se fortemente no Sul do país e com o apoio do Sebrae-SP, foi adensado no Estado de São Paulo.

Em Guarulhos, o histórico da incubadora pode ser analisado com base em duas fases distintas, tendo o ano de 2009 como marco. Inicialmente, foi desenvolvido um grande esforço para dotar a incubadora de uma estrutura básica em termos físicos e apoios institucionais. Todavia, a partir deste ano, ocorreu uma grande guinada em termos de governança e gestão, com a opção de tornar a Incubadora Tecnológica Agende Guarulhos numa referência e embrião do projeto do Parque Tecnológico Guarulhos.

Para planejar o futuro da Incubadora foi feito um grande planejamento estratégico, o qual foi complementado com a experiência dos especialistas da USP, que se incorporaram ao projeto.

Para organizar a natureza das empresas, foi feito um estudo pelo núcleo acadêmico da Agende, que estabeleceu os critérios para selecão, e foi estabelecido um comitê técnico com a participação das principais entidades empresariais e acadêmicas do Município.

Também estruturamos o programa de gestão da Incubadora, o PPV, programa de fronteira, que trabalha com três variáveis simultaneamente: o ciclo de vida, as competências organizacionais e o nível de maturidade. Neste programa, as consultorias são selecionadas por meio de editais competitivos e oferecem suporte para os incubados.

Para controlar a operação das empresas foi implementada toda a documentação técnica, com a revisão dos contratos de incubação, regimento interno e estabelecido parametros de atuação nas mais diversas aspectos. Também, foi repensado o lay-out das empresas e desenvolvidos espaços de convivência para permitir a interação e integração das empresas.

No agir, fica a necessidade de melhoria contínua, com a maior proximidade da gestão com as empresas e transformação das demandas em projetos e ações. Podem ser citados dois casos: a capacitação em projetos e a preparação para investidores.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade