Artigos
Professor, instrumento para melhorar o mundo


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

Nesta semana, dedicada à comemoração dos professores, gostaria de ressaltar a importância destes profissionais para o mundo.

Para ficar na lição dos pês, é essencial destacar preliminarmente que o professor é o principal e primeiro profissional a promover a articulação do aprendizado, portanto, é protagonista das mais variadas proficiências.

O seu trabalho irá refletir seguramente no desenvolvimento das pessoas, quer seja com base na formação ou na informação.

Ainda hoje estão nas minhas lembranças todas as professoras do antigo primário. Mais do que isso, guardo o estilo e a mensagem de cada uma.

Não tenho dúvidas de que o impacto da atuação do professor é profundo e ajuda a moldar o perfil do ser humano, complementando as referências paternas e maternas.

Portanto, a valorização deste profissional é emblemática, pois sinaliza para a sociedade que investir no conhecimento compensa, que os livros são essenciais e promovem a ascensão social e econômica.

Países que buscam se desenvolver com base no conhecimento, como Finlândia, Coreia do Sul e Alemanha, adotam políticas públicas que incentivam a formação e o desenvolvimento de professores.

Para tal, promovem meios para a capacitação contínua, promovendo oportunidades para que eles sejam verdadeiros interfaces entre a sociedade e o ambiente.

Em contrapartida, sinto-me desconfortável quando a sociedade começa a valorizar atividades menos intelectualizadas, em detrimento da valorização do ofício de ensinar.

De forma alguma, numa sociedade avançada, as crianças podem se envergonhar de aspirar a escolher a profissão de professor.

Destaco que o conhecimento é a maior riqueza que o ser humano pode possuir, sendo um recursos que se pode doar à vontade.

Na essência, contraria a lei dos recursos descrescentes, sendo que quando doamos não diminuímos o nosso ativo. Pelo contrário, estamos aumentando-o.

No mais, professor é professor, e cabe em qualquer ambiente, quer seja no maternal, na escola fundamental, no ensino médio, na faculdade ou na pós-graduação.

O conceito é mais amplo do que nos bancos escolares, e todos temos de ser professores para ensinar os caminhos para os nossos filhos, para explicar a melhor maneira de realizar uma atividade e para ter a consciência de que o caminho do conhecimento é infinito.

E para nunca termos compromisso com o erro.

Quanto mais conhecermos, melhor será a condição de ensinar.

Portanto, uma sociedade que valoriza os professores é uma sociedade que valoriza as pessoas e reconhece que o conhecimento é a maior riqueza que se pode compartilhar.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade