Artigos
SENAI aponta que indústrias de Guarulhos criarão 15 mil vagas para formação técnica em 3 anos

Folha Metropolitana
Ronaldo Paschoalino

Nos próximos três anos, a procura da indústria por trabalhadores com formação técnica e profissionalizante de média qualificação, em Guarulhos, será superior a 15 mil pessoas. Os números fazem parte do Mapa do Trabalho Industrial 2012, elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), que revela os setores da economia com maior demanda por novos profissionais.
O estudo revelou também que, em âmbito nacional, a estimativa é criar 1,1 milhão de empregos para profissionais de nível técnico e de média qualificação nos próximos três anos. Além disso, prevê que o setor precisará qualificar 6,1 milhões de trabalhadores para acompanhar os avanços tecnológicos.
Para o diretor titular do Centro da Indústria do Estado de São Paulo (Ciesp) em Guarulhos, Luiz Carlos Teodoro, por ser uma cidade com uma diversificação grande em seu parque industrial, Guarulhos acaba pedindo demanda maior que a mão de obra. “Não dependemos apenas de um segmento de indústria. Nosso parque é muito diversificado e , por exemplo, somente a Invepar (administradora do Aeroporto Internacional) deverá empregar 10 mil pessoas na modernização do aeroporto”.
Com grande apelo por novos profissionais no setor industrial, no ano que vem, uma escola do Sesi e outra unidade do Senai deverão ser construídos na cidade. “A escola do Sesi está em fase de aprovação de projeto e atenderá dois mil alunos. A unidade do Senai está em licitação e terá capacidade para 18 mil alunos. As obras devem ser iniciadas no primeiro semestre de 2013”, contou.
Segundo o mapa, as construtoras, as empresas de prestação de serviços à indústria, às fábricas de veículos, às de máquinas e equipamentos, as de alimentos e bebidas e as de roupa e acessórios serão responsáveis por 52% das vagas que devem ser criadas na indústria até 2015 em todo o país. Isso significa a criação  de 629 mil postos de trabalho em todo território nacional. (R.P.)




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade