Artigos
Guarulhos – inovação tecnológica na pauta


Dr. Devanildo Damião

• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE


A temática da inovação tecnológica é bastante atraente e, de forma simultânea, altamente complexa, sendo proibitiva de entendimentos rasos e desconectados de acúmulos de experiências O primeiro aspecto está relacionado a diferenciação entre invenção e inovação. A invenção não precisa de nenhum requisito, além da novidade, quer seja útil ou não. A invenção para se tornar uma inovação precisa percorrer um longo caminho.
O conceito de inovação tecnológica coloca outros elementos importantes na questão, envolvendo a necessidade de replicabilidade e escabilidade, ou seja, o processo de obtenção da inovação deve ser  controlado e ao mesmo tempo,  deve permitir o  ganhar de escala para satisfazer o seu mercado.
Constantemente, a inovação é apresentada com base nos seus resultados ou produtos, facilitando o processo de retenção do conhecimento pela sociedade, estimulando um pensamento linear no  reconhecimento do objeto. Essa visão é limitada, pois se concentra somente naquilo que foi feito e não como foi feito e como pode ser repetido.
Outro aspecto importante na discussão,  envolve os impactos na gestão e também nos processos. Para exemplificar, convém citar a necessidade pontual de expansão da capacidade de aeroportos de Frankfurt, London Heathrow e London Gatewick. Devido as limitações físicas para a  sua ampliação, a inovação foi centrada no serviço de controle de vôo, que permitiram que estes aeroportos, alguns dos mais concorridos do mundo, ampliassem seu fluxo de aterrissagens e decolagens sem ampliação de suas pistas.
Essa magnitude de obtenção de soluções que irão melhorar a vida das pessoas, são os elementos que garantem o retorno das inovaçõe. A tecnologia pode ser encarada como a extensão da capacidade humana, com a finalidade de facilitar o desenvolvimento de atividades, para exemplificar, o carro poupa as pernas, o computador poupa os cérebros e braços, permitindo que o tempo popuado seja empregado em atividades nobres.
Dada a grande competitividade em escala global, as organizações precisam aprimorar os seus produtos, processos e modelos de gestão de forma contínua. Para tal, precisam de profissionais mais qualificados para atuação interna e de formação de redes de conhecimentos,  que sejam acessíveis em frações de tempos menores.
Ao Poder Público cabe apresentar condições propiciadoras para o desenvolvimento de novidades, as políticas eficientes, concentram-se na organização de espaços que aproximem a academia da iniciativa privada, diminuindo a curva de aprendizem no desenvolvimento de soluções.
No âmbito da Universidade de São Paulo, foi constituído o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica, que apresenta como uma das suas temáticas principais, a proposição de ambientes de inovação como o embrião de sistemas de inovação locais para acelração do estágio tecnológico das organizações locais, destacando-se os Parques Tecnológicos como os instrumentos mais avançados.
Esse aspecto reforça a tese de que a cidade necessita de âncora para sinalizar e atrair novos investimentos produtivos para a cidade. O Parque Tecnológico tem esse potencial, pois se desenvolve com base na geração e apropriação de conhecimentos e tecnologias, capacitando pessoas e diminuindo a curva de aprendizagem e configurando um conjunto de externalidades de difícil substituição.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade