Artigos
O Parque Tecnológico de Pando no Uruguai é um exemplo para Guarulhos


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

O Brasil e o Uruguai são países irmãos. Então, nada mais natural do que estreitar as relações, buscando acordos do tipo ganha-ganha, com resultados positivos para ambos os países.

Os benefícios podem ser resultantes de grandes acordos diplomáticos entre dois ou mais países, como ocorreu com o Mercosul, ou mesmo na perspectiva de projetos bilaterais, envolvendo ações específicas.

Nesta semana, uma comitiva de empresários e lideranças de Guarulhos visitou o Uruguai, e foram assinados importantes protocolos e acordos de cooperação.

O país é a 78º economia mundial, e os principais setores da economia são os serviços, que correpondem a mais de 73% da riqueza do país, seguidos de indústria (14%) e da agropecuária (13%).

A união dos setores gera uma riqueza anual cerca de R$ 53,5 bilhões de dólares (2012), correspondendo a cerca de 2,6 vezes o PIB de Guarulhos.

A sua população é de cerca de 3,4 milhões de habitantes, com uma expressiva parte necessitada de resgate social, dado que 20% estão abaixo da linha de pobreza, apesar de o país possui um dos mais elevados índices de IDH (desenvolvimento humano), posicionando-se na 48º posição mundial.

Mas este IDH é influenciado pelo fato de que quase toda a sua população é alfabetizada (98%).

A proximidade com o Brasil e a Argentina são determinantes para o comércio exterior, e as exportações do Uruguai são destinadas ao Brasil, que absorve cerca de 1/5 do total.

O Brasil também é o principal fornecedor de bens para o Uruguai, um pouco à frente da Argentina.

O Uruguai atualmente busca melhorar a condição da estrutura da sua indústria de manufatura, com a aplicação de conhecimentos, objetivando ser mais competitivo e menos dependente de produtos do exterior, além de possibilitar melhorias no comércio internacional.

Para aumentar a intensidade tecnógica da sua indústria, precisa investir na competitividade das suas empresas, pricipalmente nas médias e pequenas.

O caminho é o adensamento tecnológico, que possibilita diminuir a importação de manufaturados e fortalecer elos estratégicos do sistema produtivo.

O país, de forma similar ao Brasil, enfrenta um gargalo comum em inovação, de transformar o conhecimento gerado em negócios.

Os parques tecnológicos são um caminho viável, sendo significativo o exemplo do Parque de Montevidéu, no Uruguai.

É um exemplo bem sucedido da aplicação de um instrumento de política pública para rápidos avanços no desenvolvimento de tecnologias, o qual pode contribuir na formulação do projeto de Guarulhos.

Os acordos envolvem as empresas, academia e contam com o apoio do Poder Público, manifestada na expressiva presença do prefeito Sebastião Almeida na comitiva.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade