Artigos
Conversa sobre titulações


Dr. Devanildo Damião

• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

É comum nos finais dos semestres letivos o professor ser questionado pelos alunos sobre as melhores opções de cursos de pós graduação e os diferentes títulos.

Após a conclusão do curso superior, o aluno ganha o título de bacharel, ou seja, é to detentor de competências em certo campo do saber para a atuação no mercado de trabalho, tal como direito, administração, economia, engenharia, etc.

Nos cursos voltados para a educação, o título outorgado é de licenciatura, ou seja, o aluno ao concluir o curso está licenciado para atuar como professor.

Após a graduação, a próxima etapa são os cursos de pós-graduação lato sensu e os strict sensu. Na prática, são cursos com abordagens diferenciadas. Os cursos lato sensu qualificam o aluno como especialista em determinado campo de conhecimento. São as especializações e os MBA(master of business administration.

Esses cursos devem ter a carga horária mínima de 360 horas e o produto final  da formação é uma monografia, que deve resultar de um trabalho individual de pesquisa.

Os cursos strict sensu são aqueles voltados para a pesquisa e para a docência superior, a saber, os mestrados e os doutorados. Formam recursos humanos altamente especializados com capacidade de pesquisa.

No mestrado, o aluno deve cumprir disciplinas e produzir no final uma dissertação, que terá de ser defendida perante uma banca de especialistas no tema. Na banca, será avaliada a capacidade de pesquisa em determinado tema e a aplicação de metodologias efetivas, que permitam atingir os resultados propostos. O pesquisador se transformará-se num mestre em determinada área do conhecimento.

Já o doutoramento pressupõe uma nova tese sobre o objeto de pesquisa. Demanda curso de disciplinas, profunda busca na literatura e a formatação de uma lógica de pensamento com viés metodológico e lógico. Ao final, após a defesa em banca pública, é outorgado ao aluno o título de doutor, no tema da pesquisa.

O título de doutor é equivalente ao PhD (doctor of philosophy), porém essa nomenclatura é mais usada nas universidades anglo-saxônicas.

Este último está no topo da atividade acadêmica e envolve vários anos de pesquisa para atingi-lo. Mesmo assim, existem alguns aspectos diferenciadores.

O primeiro refere-se à qualidade da instituição que concedeu a titulação. Também merece destaque a qualidade da banca examinadora e a área de conhecimento da tese, que funciona como uma limitação da atuação - na essência, reflete o conceito de racionalidade limitada do ser humano.

Cabe esclarecer que, como sinal de deferência e respeito aos seus conhecimentos, os médicos e advogados são historicamente chamados de doutores, mas legitimamente só deveriam sê-lo depois de concluírem o doutoramento nas suas respectivas áreas do conhecimento.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade