Artigos
O Parque Tecnológico de Guarulhos

“Foi uma vitória da sociedade; um projeto legítimo sobrepondo-se a lutas partidárias”


Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE

A definição da área do Parque Tecnológico de Guarulhos foi um marco para o desenvolvimento do Sistema de Inovação da Cidade e, sobretudo, evidencia que a coordenação de forças possibilita trilhar caminhos que convergem para o desenvolvimento.
 
Em Guarulhos, o projeto nasceu ancorado num projeto de pesquisa de políticas públicas da Fapesp (agência estadual), o qual tinha como beneficiária a Prefeitura de Guarulhos e envolveu grande articulação da academia, do tecido empresarial, da sociedade civil e do governo.
 
A AGENDE Guarulhos incorporou a proposta com base nos resultados do trabalho, que apontaram a viabilidade de um Parque Tecnológico para Guarulhos e foi incansável no desafio de sensibilizar o Poder Público (em suas diferentes esferas), a academia, a sociedade civil organizada e os empresários.
 
O resultado objetivo deste trabalho é a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, que funciona como um verdadeiro manancial de empresas inovadoras e empregos qualificados para a Cidade.
 
A constância no propósito das lideranças da Cidade, nucleadas pela AGENDE, instigou a proposta ousada da utilização de parte da área da DERSA como lócus apropriado para o Parque Tecnológico. Em paralelo, ocorreram processos internos de capacitação da equipe, missões nacionais e internacionais e estudos.
 
Ademais, a composição da área do Parque Tecnológico, dividida numa parte de propriedade da Prefeitura de Guarulhos e outa parte por meio de cessão de uso pelo Estado de São Paulo, consagra uma vitória da sociedade, que observa os objetivos de um projeto legítimo sobrepondo-se as lutas partidárias.
 
O prefeito Sebastião Almeida mostrou grande desprendimento, focando a atuação nas questões políticas e compartilhando as questões técnicas para a parceira AGENDE. Liderou o processo com dinamismo, desprovido de vaidade e agindo com serenidade e visão de estadista.
 
O evento em abril, com a presença do ministro da Ciência e Tecnololgia, foi emblemático, ao reunir as três esferas de governo, somados à sociedade civil, para posicionar de forma contundente a irreversibilidade do projeto, justificada pelos ganhos para, para o Estado e para o País.
 
Os próximos passos, após o reconhecimento do Legislativo ao projeto, é a validação do Executivo municipal ao posicionamento da AGENDE Guarulhos como gestora do projeto, fato que facilitará a aceleração dos projetos para obtenção de recursos do Sistema Paulista de Parques Tecnológicos ao projeto de Guarulhos.
 
Em paralelo, existem equações complexas, que precisam ser esclarecidas por especialistas, para que o Parque Tecnológico possa efetivamente cumprir o seu papel de transformar conhecimento em riqueza e trazer benefícios econômicos e sociais para a população.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade