Artigos
Conquistas e os próximos passos

Dr. Devanildo Damião
• Mestre e Doutor em Gestão Tecnológica - USP
• Pesquisador do Núcleo PGT - USP
• Coordenador do Núcleo Acadêmico e do Núcleo do Pq Tecnológico da AGENDE


A semana que passou foi recheada de notícias que fortaleceram o Sistema de Inovação de Guarulhos. Tivemos em solenidade oficial (com o governador, o prefeito, o presidente da Agende, o presidente do Ciesp Guarulhos, além de secretários municipais e do Estado) a assinatura que formalizou a área para a construção do Parque Tecnológico de Guarulhos.

O arranjo envolveu a dação pelo Estado de uma área de 125 mil m², em troca de dívidas com a Prefeitura, e a cessão de área de 142 mil m², perfazendo o total necessário para o credenciamento do projeto no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos.

Os documentos técnicos estruturantes já foram desenvolvidos pela Agende e aprovados na avaliação dos técnicos do Estado. Os próximos passos envolvem a legitimação da Agende como entidade gestora, a complementação dos estudos estruturantes e o desenvolvimento de projetos para configurar o ambiente de inovação, inclusive com viabilização de recursos.

Projetos complexos como os parques tecnológicos envolvem conjunções de esforços para se viabilizar e são derivados de articulações entre os eixos da hélice tripla (academia, empresas e poder público).

Observa-se na cidade um ambiente favorável ao desenvolvimento do projeto, dado que a sociedade civil abraçou a ideia, como pode ser comprovado pelo apoio da academia, das entidades representativas, dos sindicatos de trabalhadores e patronais e das esferas executivas e legislativas, como observei ao ser homenageado com o título de Cidadão Guarulhense no dia 19, com apoio de todos os vereadores e manifestação do Poder Executivo.

No sistema de inovação de Guarulhos, as empresas e a academia participam ativamente. Participam do Comitê Técnico da Incubadora e por meio dos acordos de cooperação entre as instituições de ensino e a Agende.

Coroa-se um esforço iniciado em 2007 com estudo desenvolvido pela USP e financiado Fapesp, tendo a Prefeitura como beneficiária e que foi encorpado pela adesão das entidades.

Estas entenderam a lógica e a oportunidade de dotar Guarulhos de uma visão moderna e alinhada com o desenvolvimento das maiores cidades do mundo.

Complementando a semana de boas notícias, o Estado confirmou a aprovação do projeto estruturante do Sistema de Inovação de Guarulhos, com recursos para reforma da Incubadora Tecnológica Guarulhos, que possibilitará melhorar sua infraestrutura.

Os benefícios são inúmeros: adensamento e qualificação das entidades de ensino locais, oportunidades para aumentar a intensidade tecnológica das empresas e, sobretudo, geração de empregos e qualificação para a população.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade