Notícias
III Mostra de projetos da Incubadora Tecnológica AGENDE às Entidades Parceiras

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos realizou, no dia 9 de abril, a III Mostra de Projetos da Incubadora às Entidades Parceiras, na ACE Guarulhos. O objetivo do evento foi apresentar três projetos inovadores a personalidades empresariais de Guarulhos, recepcionar oito novas empresas e graduar uma empresa que já se encontra em um patamar sustentável para se manter no mercado.

O Dr. Devanildo Damião, Coordenador dos Núcleos Acadêmico e do Parque Tecnológico da AGENDE, fez a abertura técnica do evento onde abordou o desenvolvimento da Incubadora.

Em sua apresentação destacou alguns dos resultados que a Incubadora tem gerado como: o total de 30 empresas incubadas, dentre elas, empresas que desenvolvem produtos de alta complexidade em biotecnologia [DNA Express, Biometech e Gênesis], mais de 70 postos de trabalho e faturamento de 5 milhões anuais.

Para Damião, este desenvolvimento é um reflexo das melhorias na estrutura e na gestão, do apoio das parcerias, entre elas, o SEBRAE/SP, ACE Guarulhos, CIESP Guarulhos, ASEC, Prefeitura de Guarulhos, Governo Estadual e Federal e das Academias de Guarulhos e região. “Esta sinergia, faz da Incubadora o embrião do Parque Tecnológico Guarulhos, este por sua vez irá estabelecer de vez o Sistema de Inovação na Cidade e viabilizado pela tripla hélice (academia, empresas e poder público)” disse ele.

Graduação de Empresa:
Na sequência, a empresa G-Quest que trabalha com pesquisa de mercado, recebeu seu certificado de graduação por ter passado por um processo de incubação de três anos acompanhada pelo programa Pronto Para Viver (PPV) que acompanha a empresa em três variáveis: Tempo de incubação, Maturidade do negócio e Competências adquiridas.

Roberto Marchiori, Roberto Machado (Gestor da Incubadora) e Willian Girarde (G-Quest)
Com isso, a empresa recebeu o apoio da Incubadora e hoje se encontra pronta para concorrer com a sustentabilidade de seu negócio no mercado em que atua.

Avaliação de Projetos Inovadores:

As empresas PANGU, ATTO CONSULTORIA E COBERT apresentaram seus projetos inovadores a uma banca formada pelas seguintes personalidades empresariais: Mauricio Colin (Diretor Geral do CIESP Guarulhos), Jorge Taiar (Presidente da ACE Guarulhos), Aarão Ruben (Presidente da AGENDE e ASEC), Luiz Teodoro (Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos), Marcos Kremer (Consultor Jurídico do SEBRAE/SP E. R. Guarulhos) e Roberto Marchiori (Secretário Geral da AGENDE).


Estas três empresas receberam avaliações de seus pontos fortes e fracos para melhorarem seus projetos e produtos, além da forma de fazer negócio como postura do empreendedor e apresentação do produto. O principais pontos destacados foram:

ATTO Consultoria e Capacitação

Poucos foram os pontos negativos levantados: necessidade de ampliação do mercado, novidades em seus jogos, apresentação dos seus serviços para empresas pequenas e pouca receita até o momento.
A ATTO se destacou por sua organização, clientes diversificados, inovação e preocupação com atendimento a empresas locais. Além disso, reconheceu-se que a empresa soube aplicar as orientações que foram propostas pela mesa de jurados em avaliações anteriores.

COBERT – Tecnologia em Coberturas

Com bastante profissionalismo e apresentando inovações, a residente Cobert fez uma apresentação com pontos muito fortes como: variação estética, site de fácil compreensão, agilidade na localização, variação e consciência do plano de negócio, amplo mercado residencial e comercial e abrangência do Sistema 100% dos estabelecimentos da Região. Poucas falhas foram vistas e dadas como dicas para melhorar. Foram elas: a relação entre os sócios, já que os mesmos são pai e filha; melhora no catálogo de apresentação; receita em fase de implantação; exposição de serviços já realizados e investimento em publicidade.

PANGU – aplicativos e plataforma on-line para busca de restaurantes

Com um destaque para a sua interatividade, a residente mostrou bastante inovação. Com um aplicativo voltado para o cliente e fornecedor, a Pangu mostrou que a empresa tem o foco no estabelecimento, o que muitos aplicativos não fazem, além de apresentar facilidade na navegação. Para melhorar e ampliar ainda mais seu mercado de atuação, a banca de jurados deu como dicas: foco para a Copa do Mundo, previsão de recursos financeiros, melhorar visualmente a apresentação, diminuir linguagens técnicas e um estudo das concorrentes. 


Novas empresas de base tecnológica:

A última parte do evento se deu com a recepção de oito novas empresas na Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, que tem agora a meta de evoluírem em seu negócio com base nas três variáreis (Tempo, Maturidade e Competência) empreendedoras analisadas com o programa PPV.

• SIGA - Sistema de Informação para Garantia da Aposentadoria, que tem como responsável a empreendedora Maria Cristina. Seu negócio é a criação de um portal previdenciário.
• O empreendedor Marco Antônio busca desenvolver matérias primas para impressão em 3D. Ele ainda não deu nome a sua futura empresa, mas já possui vasta experiência com impressoras 3D.
• ANOVA - Net work, liderada por Marcio Galvão desenvolve tecnologia WI-FI para veiculação de anúncios em área restrita.
• Turma da Alegria, que conta com o responsável Sidney Alves, trabalha com criação de personagens para Educação Infantil.
• COBERT – Tecnologia em Coberturas, produz coberturas modulares para veículos e eventos e conta com  os empreendedores Antonio Tadeu e Suzi Campanha.
• DICOTECH, que faz o desenvolvimento de equipamentos para exames laboratoriais. Seu desenvolvedor é o Carlos Ernesto Benzoni.
• WEB2 DOCTORS, liderada por Márcia Marinho. A empresa lida com uma interface intuitiva feita com recursos da web 2.0, pela qual se acessa um prontuário eletrônico do paciente, configurável com um work-flow (fluxo de trabalho) para todos os departamentos de uma clínica ou hospital.
• BP Inovações Tecnológicas, empresa que trabalha com a compostagem de lixo Orgânico e tem como responsável o acadêmico Claudio Passatore.

Opinião:

 “Nossa Incubadora tem um nível muito maior do que muitas outras instaladas no País. Ficamos muito felizes em receber mais empresas, já que agora temos como objetivo expandir ainda mais os atendimentos da instituição. Acredito que a incubação virtual, na qual as empresas são incubadas em formato de nuvem, mas possuem o endereço para emitir nota fiscal, possa aumentar ainda mais o nosso nicho de empresas”, declarou Aarão Ruben – Presidente da AGENDE e da ASEC.

“A transição que a Incubadora está passando é muito importante, pois traz cada vez mais empresas e inovação para nossa cidade. É gratificante ver este projeto dando certo e trazendo os resultados que a sociedade espera”, afirmou Luís Carlos Teodoro - Secretário de Desenvolvimento Econômico de Guarulhos.

“É um programa excelente em todos os sentidos, especialmente no caráter inovador, ao propor às empresas incubadas que trilhem este caminho para obterem sucesso em seu negócio”, destacou Jorge Alberto Taiar – Presidente da ACE Guarulhos.

Para o professor Doutor Devanildo Damião, eventos como este fomentam o tema da inovação na cidade. “É fundamental que a inovação ultrapasse os muros das instituições educacionais e das grandes empresas e indústrias e se faça integral e funcional na sociedade civil”, declara.

“A apresentação [da COBERT] foi muito boa. A empresa tem tudo para crescer”, disse Mauricio Colin – Diretor Geral do CIESP-Guarulhos.

 “A incubadora tem contribuído para o desenvolvimento de novos empreendedores e consequentemente com a economia da Cidade, é um orgulho para o SEBRAE/SP ser parceiro deste programa”, disse Marcos Kremer - (Consultor Jurídico do SEBRAE/SP E. R. Guarulhos).

“A Incubadora cumpre o seu papel de trazer novas empresas dinâmicas e inovativas para a Cidade, a sua atuação nos aproxima da realidade que almejamos para a Guarulhos do futuro”, disse Roberto Marchiori – Secretario Geral da AGENDE.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade