Notícias
Mais de 70% dos jovens formados no POJ (Programa de Oportunidade ao Jovem) conseguem emprego

Os cursos desenvolvidos do POJ (Programa Oportunidade ao Jovem) em parceria entre a AGENDE Guarulhos e a Secretaria de Trabalho tem alta aceitação do mercado de trabalho de Guarulhos e Região, permitindo a inclusão qualitativa de muitos jovens. A efetividade apurada, com base no número de formandos com colocação no mercado, atingiu 81% no último semestre de 2013.


O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, enfatiza “precisamos aprimorar ainda mais a ótima qualidade dos cursos. Neste ano, investimos bastante em infraestrutura, inclusive, com laboratórios para que os jovens tenham contato prático com as atividades profissionais. Conversei com o Secretário do Trabalho, Khalil, e a equipe técnica da AGENDE coordenou a formatação de novos cursos, em sintonia com a coordenação pedagógica da Secretaria do Trabalho, os quais serão ofertados aos alunos. Neste semestre vamos nos aproximar das empresas para orientar a formação com viés ainda mais profissional e que reflita a cultura do trabalho”.

Os novos cursos devem estar alinhados com a realidade do mercado de trabalho:  “conduzimos algumas pesquisas para identificar os setores intensivos em mão de obra com o perfil dos nossos formandos, identificando, por exemplo, a viabilidade de um curso para operadores de call centers. Na última formatura, cerca de 400 egressos saíram com emprego garantido pela Empresa Atento, atingindo o percentual superior a 70% de efetividade, dado altamente significativo”, sinaliza o Dr. Devanildo Damião, coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE.
Gráfico: Percentual de alunos do Programa com empregos

Fonte: dados da AGENDE Guarulhos.

A Coordenadora  Pedagógica Geral da Secretaria do Trabalho, Isabel Bonome, lidera uma equipe altamente motivada  e proativa que conta com profissionais qualificados e experientes: Aparecida Franzolin, Eliana Jaloreto,  Lucimeiry Maria,  Maykon Furtado e Marcelo Mesquita, constantemente buscando otimizar a qualidade dos cursos e propiciar melhores condições aos formadores.

Os Coordenadores Administrativos Auro Alexandre Castro Filho e Katiucia Fernandes têm viabilizado visitas às escolas estaduais do Município, entre elas, as mais distantes do Polo Central, para que todos os jovens de Guarulhos tenham a oportunidade de participar do programa. Na visão da AGENDE e da Secretaria do Trabalho, o curso atende à necessidade de elevação de escolaridade e crescimento pessoal e profissional da juventude guarulhense. O Sr. Auro enfatiza “trabalhar com pessoas com alta vunerabilidade envolve cuidados especiais e muita sensibilidade, pois eles são bastante sensíveis aos aspectos sociais e familiares”.

“Precisamos ter ciência de que o número de 40% dos concluintes empregados de forma imediata já é altamente significativo, considerando o fato de que vários conseguem empregos dias e meses depois. O mercado está se adaptando a esta realidade e aceitando bem um jovem com formação profissional. Atingir um patamar de 80% é sensacional”, enfatiza a Coordenadora Pedagógica, Maria Geovani.

O Secretário do Trabalho Khalil está atuando fortemente para diminuir a evasão dos cursos, as quais envolvem outras ações estruturantes junto ao Poder Público, recebendo forte apoio do Prefeito Almeida, e atua na ampliação das oportunidades para os jovens. Efetivamente, veste a camisa da inclusão e da oportunidade.

O formando do curso de auxiliar administrativo, no primeiro semestre de 2013, Israel da Matta, 20 anos, atualmente está trabalhando na empresa de transporte Vila Galvão, e informa que o curso o sensibilizou sobre o profissionalismo e também o despertou para que futuramente faça um curso superior, “o programa modificou a minha vida, pois possibilitou ingressar num mundo novo, o do trabalho profissional. Atualmente, estou empregado e muito feliz, tenho condições de buscar novos horizontes”.

Itens:


1.    Ingressos
    • Número de Ingressos 10  Semestre de 2013 – 750 alunos
    • Número de Ingressos 20  Semestre de 2013 - 750 alunos
2.    Formandos
    • Número de Formandos 10  Semestre de 2013  - 505 alunos
    • Número de Formandos 20  Semestre de 2013 – 500 alunos
3.    Evasões
    • 1º  Semestre de 2013 – 195 alunos
    • 2º  Semestre de 2013 – 200 alunos

Principais motivos para evasões:
  a. Mudança de moradia para outra cidade ou estado (família vulnerável);
    b. Obtenção de emprego formal ou informal durante o curso.

4.    Número de Empregados
   • 1º  Semestre de 2013 – 310 alunos
   • 2º  Semestre de 2013 - 405 alunos




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade