Mais de 70% dos jovens formados no POJ (Programa de Oportunidade ao Jovem) conseguem emprego
Os cursos desenvolvidos do POJ (Programa Oportunidade ao Jovem) em parceria entre a AGENDE Guarulhos e a Secretaria de Trabalho tem alta aceitação do mercado de trabalho de Guarulhos e Região, permitindo a inclusão qualitativa de muitos jovens. A efetividade apurada, com base no número de formandos com colocação no mercado, atingiu 81% no último semestre de 2013.
O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, enfatiza “precisamos aprimorar ainda mais a ótima qualidade dos cursos. Neste ano, investimos bastante em infraestrutura, inclusive, com laboratórios para que os jovens tenham contato prático com as atividades profissionais. Conversei com o Secretário do Trabalho, Khalil, e a equipe técnica da AGENDE coordenou a formatação de novos cursos, em sintonia com a coordenação pedagógica da Secretaria do Trabalho, os quais serão ofertados aos alunos. Neste semestre vamos nos aproximar das empresas para orientar a formação com viés ainda mais profissional e que reflita a cultura do trabalho”.
Os novos cursos devem estar alinhados com a realidade do mercado de trabalho: “conduzimos algumas pesquisas para identificar os setores intensivos em mão de obra com o perfil dos nossos formandos, identificando, por exemplo, a viabilidade de um curso para operadores de call centers. Na última formatura, cerca de 400 egressos saíram com emprego garantido pela Empresa Atento, atingindo o percentual superior a 70% de efetividade, dado altamente significativo”, sinaliza o Dr. Devanildo Damião, coordenador do Núcleo Acadêmico da AGENDE.
Gráfico: Percentual de alunos do Programa com empregos
Fonte: dados da AGENDE Guarulhos.
A Coordenadora Pedagógica Geral da Secretaria do Trabalho, Isabel Bonome, lidera uma equipe altamente motivada e proativa que conta com profissionais qualificados e experientes: Aparecida Franzolin, Eliana Jaloreto, Lucimeiry Maria, Maykon Furtado e Marcelo Mesquita, constantemente buscando otimizar a qualidade dos cursos e propiciar melhores condições aos formadores.
Os Coordenadores Administrativos Auro Alexandre Castro Filho e Katiucia Fernandes têm viabilizado visitas às escolas estaduais do Município, entre elas, as mais distantes do Polo Central, para que todos os jovens de Guarulhos tenham a oportunidade de participar do programa. Na visão da AGENDE e da Secretaria do Trabalho, o curso atende à necessidade de elevação de escolaridade e crescimento pessoal e profissional da juventude guarulhense. O Sr. Auro enfatiza “trabalhar com pessoas com alta vunerabilidade envolve cuidados especiais e muita sensibilidade, pois eles são bastante sensíveis aos aspectos sociais e familiares”.
“Precisamos ter ciência de que o número de 40% dos concluintes empregados de forma imediata já é altamente significativo, considerando o fato de que vários conseguem empregos dias e meses depois. O mercado está se adaptando a esta realidade e aceitando bem um jovem com formação profissional. Atingir um patamar de 80% é sensacional”, enfatiza a Coordenadora Pedagógica, Maria Geovani.
O Secretário do Trabalho Khalil está atuando fortemente para diminuir a evasão dos cursos, as quais envolvem outras ações estruturantes junto ao Poder Público, recebendo forte apoio do Prefeito Almeida, e atua na ampliação das oportunidades para os jovens. Efetivamente, veste a camisa da inclusão e da oportunidade.
O formando do curso de auxiliar administrativo, no primeiro semestre de 2013, Israel da Matta, 20 anos, atualmente está trabalhando na empresa de transporte Vila Galvão, e informa que o curso o sensibilizou sobre o profissionalismo e também o despertou para que futuramente faça um curso superior, “o programa modificou a minha vida, pois possibilitou ingressar num mundo novo, o do trabalho profissional. Atualmente, estou empregado e muito feliz, tenho condições de buscar novos horizontes”.
Itens: • Número de Ingressos 10 Semestre de 2013 – 750 alunos
• Número de Ingressos 20 Semestre de 2013 - 750 alunos
2. Formandos
• Número de Formandos 10 Semestre de 2013 - 505 alunos
• Número de Formandos 20 Semestre de 2013 – 500 alunos
3. Evasões
• 1º Semestre de 2013 – 195 alunos
• 2º Semestre de 2013 – 200 alunos
Principais motivos para evasões:
a. Mudança de moradia para outra cidade ou estado (família vulnerável);
b. Obtenção de emprego formal ou informal durante o curso.
4. Número de Empregados
• 1º Semestre de 2013 – 310 alunos
• 2º Semestre de 2013 - 405 alunos