Guarulhos é vista no mundo por abrigar a seleção do Irã e por ser rota da maioria das seleções
A cidade de Guarulhos, durante a Copa do Mundo, será rota da maioria dos turistas e seleções que participarão dos jogos de futebol organizado pela FIFA, por abrigar o principal aeroporto do País e estar próxima ao estádio de Itaquera em São Paulo, que promoverá diversas partidas deste torneio mundial. Além dessa característica logística, Guarulhos também foi eleita pela seleção do Irã a Cidade que os hospedará, escolha esta que tem como fundamento a proximidade com o estádio de Itaquera, onde treinarão, e a ampla rede hoteleira que os acomodará com segurança e conforto.
Apesar de o País estar passando por um momento de baixo crescimento econômico a cidade de Guarulhos pode se beneficiar do fluxo de turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil que farão compras e se utilizarão de vários serviços prestados na Cidade, além de poder atrair investidores para diversos setores da economia, atraídos pela localização estratégica da Cidade e seu forte parque empresarial.
Uma pesquisa conduzida por Braúlio Borges, economista-chefe da LCA Consultores, apontou que os países que sediaram a COPA do Mundo, desde 1982, tiveram, em média, o acréscimo de um ponto percentual no PIB, assim o crescimento do PIB do Brasil neste ano poderá ser de mais de 2%. Se o País se beneficia com este tipo de evento mundial, Guarulhos pode se beneficiar com o aquecimento direto de sua economia local.
São 600 mil turistas estrangeiros previstos para chegar no Brasil durante a Copa do Mundo e deverão deixar em torno de R$ 6,7 bilhões, considerando que eles terão um gasto médio de R$ 5,5 mil.
Para não deixar passar esta boa oportunidade de promover a Cidade, a Prefeitura de Guarulhos, através de suas diversas secretarias e do Departamento de Turismo (DETUR), tem trabalhado em consonância com o Conselho Municipal de Turismo de Guarulhos (COMTUR), Empresários, Sociedade Civil e Entidades de Classe como o Sebrae/SP, ACE-Guarulhos, AGENDE Guarulhos, entre outras, em prol da receptividade e acolhimento aos turistas. E em prol desta receptividade, no terminal 1 do GRU Airport, os turistas contam com a sala Guarulhos para os orientarem, através de voluntários, sobre as melhores rotas para estádios, hotéis e pontos turísticos, entre outros.
Estas ações dão visibilidade à sua economia pujante e seus diversos pontos turísticos, como o Bosque Maia, que além de possuir em excelente espaço de lazer sob uma grande área de mata atlântica, também concentra um diversificado centro gastronômico e de casas de shows.
A seleção e comitiva do Irã já tem desfrutado desses benefícios. Ao chegarem na Cidade, dia 3 de junho, foram recepcionadas pelo Prefeito Sebastião Almeida e sua equipe, além das crianças da rede municipal de ensino Manuel Bandeira que entregaram-lhes bandeiras de sua Nação e do Brasil. A comitiva do Irã está hospedada no Hotel Pullman (antigo Cesar Park) e no dia 8 de junho estiveram presentes no evento da Praça do Boteco de pré-abertura da Copa.
Guarulhos também atraiu a atenção da Turquia, seu cônsul-geral, Özgün Aman e o cônsul comercial, Ramazan Kisaa, após conferirem a apresentação de frevo dos alunos do Liceu de Dança, declararam às autoridades municipais que pretendem estreitar o relacionamento com a Cidade e trazer seus empresários pra cá.
Com todas estas iniciativas ante um evento mundial que trará entretenimento para o Brasil e o Mundo, a perspectiva é de que Guarulhos se beneficie durante o evento e também após, podendo fazer sua economia se desenvolver ainda mais.