Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos promove I Fórum Social

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos promoveu no dia 02 de dezembro o I Fórum Social que contou com as apresentações de programas executados pela ONG Sustentabilidade Humana e pelo Instituto GVT.

O Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, fez a abertura do evento dizendo que o objetivo do I Fórum é articular o conhecimento de programas Sociais para promover parcerias e a colaboração entre Empresas, Ong’s e o Poder Público para se engajarem na realização de atividades que beneficiam a sociedade.


O Presidente da AGENDE e da ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica) e empresário da CONSTRUCAL, Aarão Ruben de Oliveira, falou da importância de programas sociais e por isso atualmente preside a ACM (Associação Cristã de Moços) Uirapuru que desenvolve serviços e projetos para a comunidade nas áreas de iniciação e capacitação profissional, socioeducativo, meio ambiente, saúde e educação infantil. A ACM Uirapuru atende, anualmente, a pessoas de diversas faixas etárias e  oferece alguns cursos como serigrafia, corte e costura industrial, informática básica e marcenaria. Aarão Ruben comentou que apenas para se ter uma ideia desses programas sociais da ACM, somente neste ano ela já ofereceu mais de 233 mil refeições para seu público.

“Os programas profissionalizantes e educativos são importantes para tirar a exposição de nossos jovens do mundo das drogas, além de proporcionar oportunidades de trabalho. A droga é um mal que assola o mundo e no Brasil muito mais, a cidade de Guarulhos é afetada como um dos maiores pontos de drogas (mulas) e iniciativas socioeducativas como da ACM e do Eduardo da Inox-Par têm contribuído para a prevenção do uso das drogas de nossos jovens”, finalizou Aarão Ruben.


A ONG Sustentabilidade Humana (OSH) tem 18 anos de existência e foi idealizada por Eduardo Lopes, empresário da INOX-PAR e Guido Nascimento, músico e compositor. A OSH tem como principal objetivo trabalhar o engrandecimento do ser humano por meio da educação, da cultura, do autoconhecimento, da saúde e do fortalecimento da família. Sua principal ação está voltada para o combate à violência e uma de suas causas se dá no uso de entorpecentes ilegais (drogas), pois é por intermédio desse produto que pessoas se aliciam ao tráfico e destroem vidas e famílias.

Assim, a OSH tem diversos produtos como cartilha informativa infantil para orientar as crianças a se defenderem do uso de entorpecentes, no caso de isso ser oferecido a elas. No I Fórum Social, especificamente, a OSH apresentou um aplicativo (game) para smart phones e tablets que ensina às crianças os perigos que as drogas trazem para a vida.

“Na Inox-Par um colaborador nosso teve problema com o filho usuário de droga e sua produtividade caiu, impactando diretamente nos resultados da empresa. Perguntamos a ele o que estava acontecendo e através do diagnóstico pudemos ajudá-lo e a empresa voltou a sua normalidade. Também disse que é dever das empresas apoiar e ajudar tanto seus funcionários, como pessoas que não fazem parte de suas organizações a se recuperarem deste mal social, promovendo a Sustentabilidade Humana”, disse Eduardo Lopes.


Já o Instituto GVT que foi representado por Oseias Filho, analista de comunicação da GVT, tem como missão impactar vidas, promovendo a transformação das pessoas por meio da cultura e da inclusão social. O instituto tem 6 meses e já possui 30 projetos, entre eles estão:

- A Fatura On-line onde o cliente GVT pode optar por receber sua fatura por e-mail e o custo que a GVT teria com impressão e correio é destinado a uma instituição filantrópica que o cliente indicar.

- GVT na Praça que revitaliza espaços públicos, estabelecendo uma relação mais humanizada com os moradores e envolvendo os voluntários da GVT, para participar não só do mutirão, mas de todo o processo de formação e engajamento das comunidades, que ganham um espaço de lazer e entendem seu papel na preservação e melhor utilização do que foi transformado. Ao término da ação, cada praça revitalizada recebe um ponto de Wi-Fi grátis de 150 Mbps. Seis bairros de São Paulo já foram beneficiados em 2014 e em 2015 o programa chegará a outros estados do Brasil onde a GVT se faz presente com seus serviços de telefonia e internet.

“A GVT também tem uma cartilha para o público infantil para educá-los quanto ao uso responsável da internet e os perigos que a rede pode trazer. Essas cartilhas são disponibilizadas gratuitamente e professores de escolas públicas e privadas, entre outros representantes da sociedade, podem utilizá-las para educarem seus alunos”, disse Oseias Filho.

Também compareceram ao I Fórum Social da Incubadora AGENDE o Vice-Presidente da ADRAT e empresário da Indústria FESMA, Laurdirley Dourado, que parabenizou as iniciativas  e disse “É bom saber que tem pessoas que fazem isso sem buscar retorno financeiro”. Além da presença de Sandra Madeu, Coordenadora da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos que representou sua Secretária, Genilda Bernardes. Sandra Madeu comentou que com as apresentações teve muitas ideias para conversar e que a Secretaria tem alguns programas possíveis de se fazerem parceiras. Ela comentou que a união das forças público-privada são importantes para a melhoria da Cidade e resumiu com a seguinte frase: “Todos têm que contribuir para deixar a casa mais bonita”.

Da direita para esquerda: Sandra Madeu, Oseias Filho, Eduardo Lopes e Laudirley Dourado.

Ao final, ocorreram articulações para o desenvolvimento de projetos conjuntos entre as entidades.

Saiba mais:

ONG Sustentabilidade Humana - http://www.sh11.com.br/

Instituto GVT - http://www.institutogvt.com.br/

ACM - http://www.acmsaopaulo.org/novo/comoDoar/pontos-de-atendimento.aspx?idPontoAtendimento=7




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade