Notícias
AGENDE promove 2º Fórum de Energia na Incubadora Tecnológica Guarulhos



Com o objetivo de fortalecer os projetos desenvolvidos na Incubadora, dentro do âmbito de atuação do programa Pronto Para Viver (PPV), a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos promoveu dia 15 de abril o segundo encontro sobre Energia, reunindo empresas instaladas na Incubadora, empreendedores e pesquisadores com projetos sustentáveis, o Gru Airport, a EDP Bandeirantes, a Prefeitura de São Paulo e a Prefeitura de Guarulhos.


O Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, Dr. Devanildo Damião, fez a abertura do evento dizendo que o objetivo do 2º Fórum é transformar ideias em produtos que tragam benefícios para a sociedade e que o principal objetivo do Fórum é promover a articulação de conhecimento e de viabilidade dos projetos. “Esse é mais um evento que sinaliza o compromisso da AGENDE com o desenvolvimento sustentável e melhorias das condições de vida da população”.


Em seguida, o Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, ressaltou: “A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos, considerada o embrião do Parque Tecnológico, aumenta a sua importância no Sistema de Inovação Local”. Na oportunidade, o Presidente citou o Acordo de Cooperação Técnica com o Biocant Park (Parque Tecnológico de Cantanhede) que, além de proporcionar a troca de conhecimento e experiências, traz a possibilidade de receber recursos europeus.

Representando a EDP Bandeirantes, esteve presente o Engenheiro José Eduardo Watanabe, o Gru Airport foi representado por Viviane Ricardo (Responsabilidade Social), a Prefeitura de Guarulhos esteve representada pelo seu Secretário Adjunto de Obras, Arnaldo Souza. Estes analisaram e conheceram os projetos de energia renovável das empresas incubadas JP&A e Inovatec, além do Programa Guarulhos Solar.

Na oportunidade, Viviane Ricardo falou sobre a segunda edição do Edital de Seleção de Projetos Socioambientais para promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico das comunidades do entorno do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

As propostas serão analisadas e deverão evidenciar a atuação nas áreas da Saúde, Educação, Geração de Emprego e Renda, Arte e Cultura, Meio Ambiente e Esporte, tendo, preferencialmente, o Empreendedorismo e o Apoio à gestão pública como temas transversais. São priorizados projetos de investimento em infraestrutura e/ou equipamentos.

Os investimentos contribuirão para promoção do desenvolvimento socioambiental e econômico do entorno do Aeroporto, possibilitando, de forma mais eficiente, a união entre os resultados das ações de responsabilidade socioambiental e a presença da empresa na região.

As inscrições estão abertas entre 17h (horário de Brasília) do dia 10/02/2015 e 17h de 30/04/2015.

Sobre os projetos do 2º Fórum de Energia:

A empresa JP&A iniciou as apresentações representada por seu empreendedor Joel Pugam que demonstrou seu modelo de energia solar baseado em placas fotovoltaicas e que envolve todos os segmentos da cadeia produtiva da energia, inclusive as licenças para cambiar o excedente produzido e, como sua aplicação contribui para a redução do consumo de energia elétrica ofertada pela rede e o impacto nos custos de vida das famílias e nos custos fixos das empresas.

A segunda apresentação foi do Sr. Paulo de Tarso que apresentou o Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC) que permite a redução de consumo médio de uma família de cinco pessoas. Antes da instalação a família consumia 360 kwh/mês, quatro meses após a instalação caiu para 163,5 kwh/mês, uma redução no consumo de energia 53%. Na ocasião, foi considerada a viabilidade da participação da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos no Projeto.



A terceira apresentação foi dos empresários Gilberto Ribeiro e Tom Ribeiro, da Inovatec, que apresentaram o sistema de aquecimento solar de água e as vantagens de sua aplicação em domicílios, partindo do princípio que o chuveiro elétrico é um dos maiores responsáveis pelo autoconsumo de energia elétrica nas residências. Ao final da apresentação, os participantes conheceram in loco o produto desenvolvido pela empresa.

A última apresentação foi realizada pelo empreendedor Victor que está em fase inicial do projeto de nobreak sustentável. Ele fez uma demonstração do modelo de reaproveitamento otimizado de baterias. A empresa, como destacado pelo Coordenador Operacional José Roberto Machado, começa a trilhar os primeiros passos na Incubadora.

Ao final das apresentações, ocorreram articulações para o desenvolvimento dos projetos e todos foram convidados a conhecer a Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos e os demais projetos de base tecnológica inovadora que estão sendo desenvolvidos.





Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade