O Núcleo de Pesquisa da AGENDE acaba de lançar mais um novo produto - o Boletim Informativo de Repasses Tributários do Estado para Guarulhos -, com ele é possível realizar algumas aferições econômicas na Cidade. Assim, buscamos prestar mais um serviço de utilidade pública à sociedade guarulhense.
Considerações iniciais: 1. Dada a mudança de cenário econômico, baseado no aumento do valor de crédito e ajuste fiscal, entende-se que a economia tende a manter-se estável e até mesmo sofrer retração. 2. Os valores de ICMS são importantes receitas municipais, sobretudo, para municípios com grande circulação de produtos, e que por característica refletem imediatamente as oscilações econômicas. 3. Considerando este cenário, torna-se viável estudar o comportamento desta variável para formular projeções.
Considerações finais: 1. Os dados evidenciam o difícil movimento econômico do País, com diminuição da atividade econômica. 2. Entende-se, todavia, que o cenário não é desalentador, dado que a inflexão econômica situa-se em valores possíveis de serem administrados. 3. O ICMS, portanto, apresenta oscilação negativa, mas apresenta valores superiores às estimativas negativas e até mesmo conservadoras realizadas pelos analistas. 4. O comportamento dos primeiros meses permitem estimar que não teremos aumento de receitas deste elemento, dado que o comportamento tende a ser o mesmo nos próximos meses, com as mesmas condições macroeconômicas.