Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE promove palestra sobre Formas de Aumentar a Produtividade das PMEs

Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT) deu informações sobre seus serviços técnicos especializados

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos promoveu em 16 de junho uma palestra sobre Formas de Aumentar a Produtividade das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs). Para isso, contou com a apresentação de representantes do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). O evento foi realizado no Auditório da Incubadora na Vila Nova Cumbica e reuniu os consultores e empreendedores da Incubadora, representantes de entidades de classe como a ACE-Guarulhos e empresários da Cidade.

O objetivo da palestra foi dar conhecimento aos empreendedores instalados na Incubadora sobre as formas de acesso aos produtos e serviços técnicos especializados do IPT para ampliar suas produções e seus faturamentos por meio de produtos tecnológicos e de gestão operacional.

Os palestrantes convidados foram:

 
- Vicente Mazzarella, coordenador do Projeto Unidades Móveis (Prumo); e

- Mari Tomita Katayama, coordenadora da Rede Paulista de Extensão Tecnológica do Sistema Brasileiro de Tecnologia (SIBRATEC).

O SIBRATEC é uma iniciativa do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT&I) e visa proporcionar o aumento da competitividade das empresas brasileiras, priorizando os setores da Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior (Pitce) e os Sistemas Produtivos Locais.

Na palestra, foi explicado que o SIBRATEC apoia as micro, pequenas e médias empresas industriais em cinco modalidades: PRUMO, PROGEX, QUALIMINT, GESPRO e PROLIMP.

O PRUMO dispõe de veículos equipados com aparelhos laboratoriais operados por um especialista e um técnico do IPT que realizam visitas in loco para diagnosticar e resolver os principais problemas tecnológicos que as empresas enfrentam em seu dia a dia. Os setores industriais que o PRUMO apoia são da borracha, da transformação de plástico, do tratamento de superfícies, de couro, de calçados e de cerâmica.

Com base nos diagnósticos, a equipe do PRUMO propõe um conjunto de correções e modificações para obter resultados imediatos no aumento da qualidade dos produtos e dos índices de produtividade.

A PROGEX é o programa de apoio tecnológico à exportação e atua na adequação de produtos para o mercado externo, já a QUALIMINT é o programa de qualificação para o mercado interno. Este, por sua vez, é uma ferramenta destinada a empresas que querem qualificar seus produtos com diferencial tecnológico. Tais qualificações estão associadas a exigências de grandes empresas, agências reguladoras e certificações.

A GESPRO é o programa voltado para ajudar os industriais na Gestão do Processo Produtivo. Por fim, a PROLIMP é a sigla usada para Produção Mais Limpa, que é um processo que consiste na melhoria das etapas que conduzam, por exemplo, à redução de emissões (gasosas e líquidas) e de rejeitos de produção (sólidos, inclusive), ao consumo racional de matérias primas, de água e de energia, à destinação correta dos resíduos e à preocupação com o ciclo de vida dos produtos.

O convite aos palestrantes do IPT foi feito pelo Dr. Devanildo Damião, Coordenador Especial Técnico Científico da AGENDE, com o propósito de atualizar e estreitar o relacionamento com o principal instituto de pesquisas de base tecnológica do País.

“O IPT tem muito a oferecer às empresas incubadas. Há também um grande esforço de nossa parte para que o Centro de Educação Profissional e Tecnológica (CPT) da AGENDE possa suprir as necessidades das empresas que desenvolvem produtos e processos inovativos para terem a devida credibilidade e até mesmo know-how. O CPT tem esta configuração de elementos que visam melhorar a produtividade das empresas, e agradecemos muito em nome do Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, a presença de Vicente Mazzarella e Mari Katayama por compartilharem suas experiências, uma vez que são pessoas que vivem em benefício das pequenas e grandes empresas”, declarou o Dr. Devanildo.

O Empresário, Conselheiro da AGENDE e Industrial do Ano, Laudirley Dourado, da indústria FESMA, também assistiu à palestra sobre Formas de Aumentar a Produtividade das PMEs, feita pelos representantes do IPT. Para ele, esses eventos são muito importantes para entender como dar credibilidade a um produto inovador. “Quando um produto é novo, não existe ainda uma total confiabilidade no mercado, sendo necessário o atestado de entidades sérias e reconhecidas”, considerou Laudirley Dourado.

Confira o slide da apresentação clicando Aqui.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade