Notícias
Parque Tecnológico é lançado em Guarulhos. AGENDE apresenta histórico e lições aprendidas do projeto

A AGENDE, representada por seu Presidente Aarão Ruben de Oliveira, por seu Coordenador Especial Técnico Científico, Dr. Devanildo Damião e sua equipe técnica, participou do Café da Manhã promovido pela Prefeitura de Guarulhos para apresentar o projeto do Parque Tecnológico e assim articular o estatuto da Fundação Parque Tecnológico Guarulhos (FTPG). O evento foi realizado na manhã de 11 de agosto no auditório do Paço Municipal, Bom Clima, Guarulhos.

Imagem ilustrativa da AGENDE


A Fundação será responsável pela governança do futuro Parque Tecnológico Guarulhos realizando as atividades imobiliárias, de estrutura e construção do Parque e de atividades de Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O Parque Tecnológico Guarulhos contará com um Conselho Administrativo que será responsável pela Governança e que trabalhará as questões estratégicas do Parque. O Conselho será composto pelo Poder Público Municipal e pelas principais entidades de Guarulhos. As pessoas que fizerem parte do Conselho desenvolverão suas atividades como voluntárias e o retorno que receberão será o progresso socioeconômico da Cidade.


O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben, lembrou em sua fala que o projeto do Parque Tecnológico iniciou-se em 2007, com um estudo da FAPESP, sendo incorporado pela AGENDE em 2009 e que obteve o credenciamento provisório em 2014 da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

Nesses anos, os presidentes da AGENDE, que o antecederam, apoiaram o projeto e o corpo técnico da AGENDE realizou um trabalho muito forte para tornar possível sua realização.  “Agora novos recursos da FAPESP também serão direcionados para a AGENDE, para a criação de um Centro de Inovação que também fará parte do Parque”, disse Aarão.


Os estudos da AGENDE incluem a realização de diversas visitas a Parques Tecnológicos no Brasil e no exterior com objetivo de conhecer modelos promissores e de firmar Termos de Cooperação com essas entidades, como ocorridos em Portugal, Espanha e Uruguai.   Os Termos de Cooperação possibilitam parcerias de troca de experiências para a estrutura e atividades a serem realizadas no Parque Tecnológico Guarulhos.

“Nessas visitas, a primeira coisa que aprendemos é que o envolvimento da Academia, da Indústria, da Sociedade Civil e do Poder Público é que pode resultar na realização do Parque. A ausência de qualquer um destes atores da sociedade será prejudicial, pois, se faltar a Academia não haverá conhecimento e se faltar a Indústria não haverá onde aplicar o conhecimento”, finalizou Aarão com o destaque da importância da parceria entre os atores da sociedade para a realização do Parque Tecnológico Guarulhos.

O Prefeito Sebastião Almeida registrou seu agradecimento às academias, entidades e empresários pela sinergia e desempenho que tomou conta do projeto. Sobre a gestão do Parque Tecnológico, Almeida destacou a criação da Fundação que ficará responsável por essa atividade.

“O Aarão mencionou uma coisa que é fundamental: o compromisso de todo mundo tem nesse projeto: dos empresários, do movimento sindical, das universidades, do Poder Municipal e do Governo do Estado. Quero agradecer esse empenho, essa sinergia que tomou conta desse projeto até então. Lógico que estamos apenas começando”, sublinhou Almeida.

O ex-presidente e atual conselheiro da AGENDE, Daniele Pestelli, disse que o Parque Tecnológico vai ter o poder de direcionar os esforços do município em prol da inovação para que Guarulhos continue crescendo.

“O Parque vai ter o poder aglutinador, o poder de direcionar os esforços do município para que tenhamos um ambiente mais inovador, uma sociedade mais científica, uma indústria mais poderosa e, no final, uma qualidade de vida melhor aqui em Guarulhos”, disse Pestelli.

A respeito da Fundação, Daniele destacou que seu objetivo será o de gerenciar, organizar e estruturar o Parque Tecnológico. A Fundação contará com uma estrutura “enxuta” e poderá subcontratar Organizações Sociais para a Administração.


Laudirley Dourado (Conselheiro da AGENDE) e Sebastião Almeida

Por fim, Almeida estipulou o mês de setembro para o início das atividades da Fundação, que contará com um evento com o Ministro da Ciência Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e o Secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Márcio França, para a fundação da nova entidade Fundação Parque Tecnológico Guarulhos.

Saiba mais:

Prefeitura de Guarulhos - Prefeitura apresenta estatuto do Parque Tecnológico de Guarulhos



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade