Notícias
Incubado Biotechnos recebe a chave da "Van energia para o mundo" em iniciativa de projeto sustentáve

Um ponto de coleta de óleo de cozinha usado para a produção de Biodiesel está em operação na Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos. O projeto pertence ao programa Bioplanet, iniciativa socioambiental das empresas GRU Airport e da Biotechnos, realizada pela Cooperativa da Área de Materiais Recicláveis de Guarulhos (Coop-Reciclável) e com o apoio do BNDES, Instituto Invepar, Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos (AGENDE) e da Prefeitura Municipal de Guarulhos.

O programa Bioplanet se trata de uma iniciativa de sustentabilidade através da constituição de um Arranjo Produtivo Local (APL) do Biodiesel a partir de Óleos e Gorduras Residuais (OGR), com a inclusão produtiva de catadores de materiais recicláveis e com a educação ambiental de crianças e adolescentes.

A empresa Biotechnos, que está à frente do Programa, foi destaque da Revista ISTO É em 24 de outubro de 2014, recebendo o Prêmio Empresa Sustentável. Na matéria, foi veiculada que a maior parte das pessoas não sabem, mas o óleo de cozinha é um dos principais vilões da natureza. 

Segundo o Conselho Nacional do Meio Ambiente, um litro residual do produto é suficiente para contaminar 12 mil litros d’água. Todos os anos, 50 milhões de residências e estabelecimentos comerciais descartam inadequadamente, no Brasil, 1,5 bilhão de litros de óleo.
 
Para reduzir esse volume, além de campanhas de conscientização, a tecnologia pode ser uma forte aliada e é nesse aspecto que a gaúcha Biotechnos se destaca. Por meio de pequenas usinas, também chamadas de arranjos produtivos locais (APL), a empresa oferece às cooperativas, empresários, agricultores e fazendeiros um sistema capaz de transformar óleo residual em biocombustível. “Percebi que o mercado precisava de um produto que trouxesse benefícios ambientais”, disse a presidente da Biotechnos, Márcia Werle, em entrevista à revista ISTO É.

A estação na Incubadora conta com um equipamento adequado para o descarte dos óleos residuais e estará à disposição das empresas instaladas e de toda a comunidade da região de Cumbica, em Guarulhos.

Em um próximo momento, haverá ações de compensação pelo óleo residual coletado com a troca de óleo de cozinha usado por sabão ecológico e o funil. No entanto, essa operação estará disponível apenas quando o Programa estiver em plena execução. Portanto, por enquanto, a entrega deverá ser voluntária junto à Incubadora.




Foi oficialmente entregue no dia 26 de Novembro a chave da "Van energia para o mundo" em uma celebração no GRU Airport.

Fotos:







A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos está localizada na Rua João Batista Nogueira, 500 – Vila Nova Cumbica – Guarulhos – SP. Fone: (11) 2457-1861.



Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade