Notícias
Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos comemora 10 anos

Uma década de apoio ao empreendedorismo de base tecnológica inovadora em Guarulhos

Na manhã do dia 9 de outubro, a AGENDE (Agência de Desenvolvimento e Inovação de Guarulhos) promoveu a comemoração do 10º aniversário de seu programa de empreendedorismo inovador, Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos. O evento foi realizado no auditório da Incubadora, localizado na região de Cumbica e contou com a presença de empresários e representantes do poder público de Guarulhos e entidades de fomento do Estado de São Paulo.

Durante o evento, em um informal e delicioso café da manhã, foi explicado como é feito o apoio na Incubadora ao desenvolvimento de novas tecnologias e novos negócios na cidade de Guarulhos e região aos seus principais apoiadores e associados.

O Presidente da AGENDE, Aarão Ruben de Oliveira, abriu o evento agradecendo a participação de todos, ressaltando os esforços que todos estão desenvolvendo para manter a Incubadora como o principal projeto inovador do Alto do Tietê. No discurso, ressaltou a necessidade das pessoas se manterem firmes aos seus propósitos de empreendimento, buscando persistir e não esmorecer ante a crise. De forma vibrante, convocou os empreendedores da Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos a se motivar, pois a crise é passageira e os negócios permanentes:

“Em momentos difíceis como o atual, devemos buscar a união e cooperação para que sejamos mais fortes. Simplesmente reconhecer as dificuldades que estão presentes no dia a dia, não permitirá as empresas, dar o salto qualitativo nos negócios. Tenho certeza que o empreendedor que superar o atual momento estará preparado para qualquer adversidade, portanto, vamos nos unir e buscar melhorar um pouco a cada dia, inovando e fazendo melhor com os mesmos recursos”, conclamou Aarão Ruben.

A Incubadora Tecnológica AGENDE Guarulhos cumpre um papel importante para a economia da Cidade, do Estado e do País, pois são desenvolvidas inovações. Segundo Joseph Schumpeter (1883 – 1950), a inovação tecnológica cria uma ruptura no sistema econômico, tirando-a do estado de equilíbrio, alterando, desta forma, padrões de produção e criando diferenciação para as empresas. A inovação representa um papel central na questão do desenvolvimento econômico regional e de um país.

O Dr. Devanildo, Coordenador Especial Técnico e Científico da AGENDE, entende que é muito importante para a Incubadora permitir que novos negócios sejam gerados, com apoio da sociedade, e dos poderes públicos municipal e estadual. As políticas devem ser estruturadas em favor de novos negócios, os quais encontram barreiras de entrada ao mercado:

“Temos nos esforçado para dotar a Incubadora de um papel de protagonista na inovação tecnológica no Estado de São Paulo, já avançamos bastante, mas, o desafio agora é o salto qualitativo para o Parque Tecnológico, dado que a Incubadora é o embrião do mesmo”, disse o Dr. Devanildo.

O Coordenador Operacional da Incubadora, José Roberto Machado, destaca: “Os projetos são desenvolvidos e acompanhados com imenso carinho aqui, a nossa Incubadora nos últimos cinco anos evoluiu bastante e hoje é considerada uma das principais do Estado”.
A Incubadora, em dez anos, já graduou inúmeros negócios e que estão atuantes no mercado, gerando emprego e renda. Atualmente participam empresas nas seguintes modalidades: empresas Residentes e empresas Não Residentes ao Galpão localizado em Cumbica. Elas estão sendo acompanhadas pelo programa Pronto Para Viver (PPV).

O PPV promove o desenvolvimento das empresas considerando três variáveis simultaneamente: ciclo de vida, maturidade e competências. Também de fundamental importância para enfrentar este desafio é a articulação com as entidades acadêmicas e o tecido empresarial, possibilitando integrar o conhecimento tecnológico e científico com as atividades desenvolvidas nas empresas, levando ao aprimoramento da gestão e operação.




Últimas da categoria

Parceiros
AGENDE Guarulhos - R. Paschoal Conte, 225 – Vila Sirena – Guarulhos – SP – CEP 07051-050 - Telefone: 11 3488-9535 | Design by Olivi Publicidade