Núcleo de Pesquisa da AGENDE certifica pesquisa do Sindicato das Empresas de Transporte, SETCESP
O Núcleo de Pesquisa da AGENDE foi selecionado pelo SETCESP (Sindicato das Empresas de Transporte de São Paulo e Região) para validar e certificar sua pesquisa do Índice de Eficiência no Recebimento (IER).
O IER foi desenvolvido pela Diretoria de Especialidade de Abastecimento e Distribuição (DEAD) para identificar e mensurar a eficiência no recebimento de mercadorias em estabelecimentos comerciais da Grande São Paulo.
Para validar a pesquisa, o corpo técnico do Núcleo de Pesquisa da AGENDE contou com a participação de Devanildo Damião, Doutor em Gestão da Inovação pela USP, Valdir Lira com curso de matemática pelo Instituto Federal de São Paulo e Priscila Aguiar, economista formada na São Judas Tadeu.

O universo total abrange 416 estabelecimentos comerciais e o SETCESP pôde contar com a participação de 409 estabelecimentos. Foram aplicadas 21 questões sobre o tema IER, aplicadas junto aos responsáveis pelo recebimento de mercadorias nos estabelecimentos participantes da pesquisa.
Também foi auferido o Tempo Médio de Descarregamento (TMD) de mercadoria nos estabelecimentos pesquisados. O TMD é feito pelo SETCESP a partir dos relatórios disponibilizados pelas transportadoras.

O TMD considerado aceitável pelos participantes da DEAD é de 30 minutos para empresas que exigem o agendamento prévio e de 60 minutos para empresas que não exigem tal condição.
O estabelecimento comercial Casa & Construção da avenida Nações Unidas se destacou e teve o IER mais elevado da amostra pesquisada. Já a rede de supermercados Pastorinho teve em 2015 o menor tempo médio de descarga.
O Núcleo de Pesquisa da AGENDE avaliou todos os questionários, resultados e conclusões emitidos pelo Sindicato, avaliando a relevância das variáveis utilizadas com escalas semi-qualitativas. Foi feita a relação entre os resultados da pesquisa e as questões que o método se propôs a responder.
A partir dos resultados, foi verificado que o instrumento apresenta clareza e compreensão, não havendo redundância nos itens, validando assim o documento da pesquisa do SETCESP.

O coordenador Damião ponderou: "A AGENDE desenvolveu competências para trabalhos técnicos com alta complexidade, sua participação possibilitou adicionar credibilidade à metodologia e corrigir eventuais limitações dos métodos utilizados".
O trabalho será novamente realizado no ano de 2016, sendo que no atual momento estão sendo realizadas as consolidações dos dados do caso.
Para acompanhar este relatório de validação e certificação dos dados na íntegra, basta clicar aqui.
Últimas da categoria